Artigos em destaque

Grid List

O Portal do Ônibus, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), a Mobibrasil, A Benfica Barueri Transporte e Turismo e a Metra se reuniram na última quinta-feira (27) para prestar uma homenagem a um garoto que é fã da EMTU. Seu nome é Carlos Daniel Marques Corcina, tem 21 anos, mora na cidade de Espírito Santo do Pinhal. Carlos é um garoto que nasceu com graves problemas na visão o que dificultou sua relação com o mundo até os 6 anos de idade (quando conseguiu, após realizar muitos exames na Unicamp, ter 1% de visão). Filho adotivo de Maria de Fátima Marques Corcina, mãe biológica de outros 9, ele aprendeu a gostar de ônibus, antes mesmo de poder enxergar com um mínimo de nitidez. Como não podia ver, aproximava-se para “abraçar” – iteralmente - e demonstrar sua paixão tão intensa por este veículo. Segundo Carlos, ele sofreu muita discriminação de pessoas que o achavam louco só porque ele adorava este meio de transporte tão importante nos grandes centros. Porém, isto não foi suficiente para que ele não continuasse cada vez mais apaixonado e determinado a não só gostar, mas a se envolver pelo assunto mais e mais. À medida que ia aumentando sua eficácia  na visão (aos 9 anos tinham 3%), ia se atentando a detalhes e, tão logo ganhou um notebook, começou a se interessar e se dedicar a desenhar e pintar ônibus usando o Paint . Além disso, começou a interagir em redes sociais e conheceu várias outras pessoas com o mesmo gosto. Isso o estimulou a se esforçar e aprender mais sobre o tema, todavia já com outras intenções (buscando informações para respaldo de seus argumentos sobre chassi, empresa, pinturas, além de demonstrar um interesse para questões técnico-operacionais).

Novos ônibus com Ar-Condicionado

EMTU

A empresa ATT, sediada em Mogi das Cruzes e integrante do Consórcio Unileste, é a primeira a adquirir e colocar em suas linhas ônibus com ar condicionado. Desde dezembro último estão em operação quatro novos veículos na Linha 038, que liga Mogi das Cruzes, com partida na Estação da CPTM – Estudantes até a capital São Paulo, com destino à estação Armênia.

Está é a primeira etapa de um processo pioneiro em toda a região e no consórcio. Seu objetivo é trazer tecnologias, tendências e benefícios exclusivos para modernizar a frota a ponto de equipará-la aos veículos que circulam tanto na capital paulista como nos principais centros urbanos do mundo. Até o final de 2020 são esperados mais 85 novos com as mesmas características.

O veículo usado é o ônibus modelo Caio Apache VIP IV - Mercedes Benz OF - 1724L na versão com cinco portas. Eles foram recentemente adquiridos pela empresa ATT – Alto Tietê Transporte com investimentos na faixa dos dois milhões de reais.

Segundo a direção da empresa esse processo faz parte de uma constante melhoria no atendimento ao cliente e com isso providenciar um transporte público eficiente, confortável e de qualidade aos passageiros da cidade de Mogi das Cruzes.

Modernos e atualizados com itens indispensáveis as novas rotinas dos passageiros, os veículos da ATT estão equipados com ar condicionado dimensionados para enfrentar as  temperaturas do verão brasileiro, entradas USB para recarregar o celular ao longo do trajeto, suspensão pneumática — essencial para diminuir a trepidação no interior do veículo, possibilitando tanto a comodidade do usuários como prolongar a vida útil dos componentes mecânicos — e elevador lateral para acesso de cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

Caio Apachevip ATT usb

Caio Apachevip ATT Interno

A estimativa preliminar é que cada um dos quatro carros adquiridos no final de 2019 atendam 300 passageiros por dia, totalizando mais de 30.000 pessoas por mês. Um número bastante expressivo para o início da operação, pois a proposta da ATT é conectar pessoas aos seus destinos com a melhor qualidade disponível.

Esses ônibus acomodam 30 passageiros em assentos desenvolvidos com material confortável e reforçado para suportar a demanda. O veículo ainda possibilita o transporte de mais 41 passageiros em pé, conforme limite de segurança orientado tanto pelo fabricante quanto pela legislação de trânsito. 

Os veículos são equipados com tecnologia embarcada, ar-condicionado, acessibilidade e motorização menos poluente

SPTrans

O prefeito Bruno Covas, o secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, e o presidente da SPTrans, Paulo Cézar Shingai, estiveram, na manhã deste sábado (17) na garagem da Viação Santa Brígida, na Zona Oeste, de São Paulo, para vistoriar ônibus novos que passam a atender a cidade.

A empresa de turismo e fretamento Pedra Azul, do Espírito Santo, é mais uma a investir em veículos mais seguros para seus passageiros. São dois novos ônibus Volvo com radar anticolisão, capazes de realizar frenagens de emergência, equipados com sistema de alerta de mudança involuntária de faixa e até mesmo assento vibratório, que avisa o motorista para situações de risco.

Veículos renovam transporte urbano de passageiros em Brasília; Veículos renovam transporte urbano de passageiros em Brasília; Lote é composto por ônibus Volksbus 17.230 OD, 17.260 OD e micro-ônibus 9.160 OD.

A operadora de ônibus Salisbury Reds, pertencente ao grupo Go South Coast, com sede em Wiltshire, na Inglaterra, colocou em serviço seus três primeiros ônibus 100% elétricos BYD ADL Enviro200EV. A BYD é líder global em baterias, gerenciamento de energia e mobilidade elétrica, enquanto a ADL é a fabricante de ônibus mais vendida do Reino Unido, uma subsidiária da principal fabricante global de ônibus nFI Group Inc. (NFI).A operadora de ônibus Salisbury Reds, pertencente ao grupo Go South Coast, com sede em Wiltshire, na Inglaterra, colocou em serviço seus três primeiros ônibus 100% elétricos BYD ADL Enviro200EV. A BYD é líder global em baterias, gerenciamento de energia e mobilidade elétrica, enquanto a ADL é a fabricante de ônibus mais vendida do Reino Unido, uma subsidiária da principal fabricante global de ônibus nFI Group Inc. (NFI).

A Viação Pirajuçara, cliente tradicional da marca CAIO há mais de três décadas, adquiriu recentemente 10 novos veículos do modelo Apache Vip, com ar condicionado.

Empresa fornecerá 199 novos veículos que serão incorporados em diferentes categorias de linhas

Carrocerias

A Marcopolo reforça presença no Paraná e entrega à Rede Integrada de Transporte Coletivo de Curitiba 199 novos ônibus. O lote é composto por unidades dos modelos Torino, com motorização traseira e dianteira, Torino Express (articulado) e Viale BRT biarticulado, configurados para a operação em diferentes categorias de linhas, divididas em Corredores Expressos, Integração Linha Direta, Integração Interbairros e Integração Alimentador. Os veículos, que juntos têm capacidade de transportar mais de 17 mil passageiros, atendem aos padrões de segurança e ambientais necessários e estabelecidos pela Urbanização de Curitiba S.A. (URBS), empresa responsável pela gestão do sistema de transporte da cidade.

Operador incorporou 96 novos ônibus da marca no ano passado

Carrocerias

No ritmo do mercado de ônibus chileno que cresceu 15,5% em 2019, segundo dados da ANAC (Associação Nacional Automotriz do Chile), a TUR BUS Ltda., um dos principais operadores de transporte rodoviário daquele país, renovou sua frota com 96 novos ônibus Marcopolo Paradiso 1800 Double Decker, uma das maiores aquisições ao longo do ano passado.

Presente em Madri, Espanha com 2.200 veículos equipados com o que há de mais atual em tecnologia embarcada, no Transmilenio da Colômbia, referência mundial em sistema de gestão de frota, monitorando mais de 12.000 veículos e no CTM - Recife aqui no Brasil, implantou o 1º projeto ITS do Brasil, equipando 3.000 veículos com equipamentos e sistemas da ETRABras. A Etra trás para o Brasil uma solução inovadora em desinfecção de ambiante e purificação de ar em combate ao Convid-19

Frota da Viação Santa Brígida ganha 120 novos veículos no 2º semestre

· Segurança e conforto são benefícios para os passageiros

· Transmissões automáticas da Voith melhoram desempenho de novos ônibus

Sistema de Transporte Público na Colômbia conta com 569 ônibus biarticulados automáticos Allison

Tecnologia

O primeiro ônibus biarticulado Scania do mundo equipado com uma transmissão automática foi desenvolvido no Brasil, em uma parceria firmada entre a montadora e a Allison Transmission. Seis deles já circulam no sistema BRT da cidade de Curitiba, mas sua grande aceitação vem se consolidando nos demais países da América do Sul.

Realizado uma assembleia no local da manifestação, em frente a sede da prefeitura. Os condutores votaram a favor do fim da greve e o restabelecimento do serviço que está sendo normalizado.

São Paulo amanheceu com greve parcial dos motoristas e cobradores de ônibus da capital paulista contra a redução da frota, o não pagamento da PLR (Participação de Lucros e Resultado) e pela manutenção dos postos de emprego.

Motorista e Cobradores de ônibus das empresas do sistema estrutural da cidade de São Paulo fazem protesto em frente a sede da prefeitura e paralisam corredores e terminais.