All for Joomla The Word of Web Design
FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

Express Transportes: A palavra da vez é Investimento

SPTrans
Ferramenta
Tipografia
  • Menor Pequeno Medio Grande Maior
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

Na última visita da equipe do Portal do Ônibus e Portal da Mobilidade na Express Transportes Urbanos, uma das palavras mais citadas foi INVESTIMENTO.

express 18Os últimos 10 ônibus novos de um lote de 60

A empresa vem investindo de maneira constante em sua renovação de frota. Desde novembro do ano passado, 60 ônibus novos com chassi Mercedes-Benz, modelo O-500 U com carroceria CAIO Induscar do modelo Millennium IV, já entraram ou estão prestes a entrar em operação. Dotados de ar condicionado, carregadores USB, piso baixo (rampa de acesso à cadeirantes e box para acomodação) e validadores de recarga imediata de bilhete único; itens que seguem as normas de exigência do futuro edital da SPTrans.

express 15Setor de Borracharia

O Wi-Fi, item que também está nas exigências do órgão gestor, já está presente nos novos carros e até a conclusão dos trâmites da nova licitação, a meta é que o item esteja presente em 100% da frota.

Segundo a diretoria da empresa, cerca de 160 novos veículos zero km serão adquiridos ainda este ano. Destes, 45 serão articulados para substituir os atuais que completam 10 anos de operação agora em 2018.

express 11Setor de retifica de motores

A expectativa da direção é grande, mas ressaltam que a fila de espera para aquisição de chassis e carrocerias possuem uma espera considerável. Esta situação é devido às empresas de todo o Brasil, estarem voltando ao ritmo de suas renovações após a recente crise que abalou o setor entre 2015 e meados de 2017.

Os investimentos vão além da renovação dos veículos.  A empresa é a única do sistema a possuir um consultório odontológico para atendimento direto aos funcionários da empresa.

A cada 6 meses, uma equipe (em sua grande maioria, cobradores) é selecionada criteriosamente para participar de treinamentos de especialização para assim, poder atuar em demais áreas da empresa, como: Fiscalização, mecânico, motorista, entre outros.

express 17Fábio Klein e Ramon Rodrigo confere de perto a organização no setor de montagem de câmbio.

Alguns pontos chamam a atenção de quem adentra a garagem. A limpeza e organização de todo espaço de trabalho. A área de manutenção ganha este destaque que é mantida desta forma, graças às boas condutas de seus funcionários. Diretores estão sempre vistoriando os diversos setores da empresa. Esta ação proporciona uma maior aproximação entre funcionários. A impecável organização da empresa é resultado do diálogo proveitoso entre todos os setores.

express 16 Setor de Manutenção, valetas sempre limpas e organizadas

A lavagem dos veículos também vale ser ressaltada. Todos os dias, metade da frota é lavada interna e externamente. Veículos com numeração final ímpar são lavados em dia ímpar.  O mesmo acontece com a numeração par. Mas dependendo do estado do veículo, ele pode ser avaliado e ser lavado em dias fora de seu cronograma. Vale ressaltar que por dia, 14 carros são lavados detalhadamente.  Ou seja, além da lavagem comum, ocorre também a higienização e a lavagem do chassi, após essa etapa segue para manutenção preventiva. Com esse ciclo todos os veículos da empresa passa por esse procedimento mensalmente. Diáriamente 4 destes veículos seguem para avaliação do amostral da SPTrans. A água utilizada para a lavagem dos veículos é captada da chuva graças a um sistema de captação no telhado de todas as áreas cobertas da empresa e armazenada em locais propícios ao uso para lavagem dos ônibus.

express 12Setor de tratamento de água fluviais e reusos.

A empresa lidera o Índice de Qualidade de Transportes - IQT que é a somatória de todos os índices calculados pela SPTrans, com cerca de 94% de aproveitamento em empresas da concessão.