All for Joomla The Word of Web Design

Novo Teste com Ônibus Movido a Bateria na TUPI

SPTrans
Ferramenta
Tipografia
  • Menor Pequeno Medio Grande Maior
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

Integrante do Consórcio Unisul, a TUPI – Transportes Urbanos Piratininga Ltda, operadora do transporte coletivo na área 6, zona sul da cidade de São Paulo, irá iniciar novos testes com o ônibus 100% elétrico, movido a bateria, do tipo Padron Low-Entry de 13 metros com chassi da BYD, modelo D9W produzido no Brasil, na nova planta da marca localizado na cidade de Campinas, interior de São Paulo.

tupi byd 06

Especificações Técnicas do veículo.

Com carroceria fabricada pela CAIO Induscar do modelo Millennium IV o veículo está em conformidades às novas exigências da São Paulo Transporte (SPTrans) como: - ar condicionado, tomadas USB, vidros colados, suspensão a ar, piso baixo e dotado de rampas que possibilitam a acessibilidade no embarque de pessoas com mobilidade reduzida.

tupi byd 03

No final do ano passado a TUPI fez testes com o ônibus elétrico também da BYD, modelo K10A do tipo Padron Low-Entry de 15 metros fabricado na China. Segundo afirma o Gerente de Planejamento e Operações, Ernandes dos Santos, os testes não foram satisfatórios: “O resultado não foi o esperado devido as baterias terem apresentado falhas técnicas, mas com o inicio da fabricação das novas baterias aqui no Brasil pela BYD, teremos um suporte e soluções mais eficazes para esses tipos de falhas. Também devem possibilitar uma aquisição com preços mais atrativos além de incentivar a geração de novos empregos no país”.

tupi byd 08

K10A da BYD testado anteriormente pela TUPI.

O ônibus elétrico é uma tecnologia promissora na busca por alternativas menos poluentes e com menor custo de manutenção para o transporte coletivo.  Apesar disso, ainda pairam muitas dúvidas e incertezas que dificultam uma maior adesão a esse tipo de veículo.

tupi byd 04

O custo de aquisição de um ônibus elétrico chega a praticamente o dobro de um similar a diesel, mas o investimento vale a pena por uma série de motivos, que vão desde a drástica diminuição dos resíduos poluentes, a maior durabilidade com um custo operacional menor em longo prazo.

tupi byd 05

Novo modelo da BYD produzido no Brasil

É favorável também para quem conduz um ônibus elétrico, oferece um desempenho superior, proporciona mais conforto ao motorista e seus passageiros tornando a viagem mais agradável, sem solavancos, vibrações e mais silenciosa.

Os usuários da linha 5290 / 10 - Divisa Diadema / Praça João Mendes, serão contemplados a testar essa nova tecnologia, prevista para iniciar a operação ainda essa semana.

tupi byd 07

Os motoristas Marcus e Francisnaldo que recepcionaram a equipe do Portal do Ônibus.

A expectativa de Ernandes para esse novo teste é o aperfeiçoamento da tecnologia referente ao veículo testado anteriormente e está otimista e destaca que a TUPI acredita e está empenhada em proporcionar um transporte de qualidade e menos poluente sem custo adicional aos usuários. “Com um ônibus produzido aqui no Brasil e corrigidas as falhas técnicas apresentadas, a expectativa é que o veiculo tenha autonomia para uma operação diária de 300 km e uma recarga rápida das baterias. Acreditamos e estamos dispostos a oferecer um transporte sustentável sem mexer no bolso dos usuários. A comprovação é permanência em operação dos 10 ônibus de 15 metros movido a etanol da TUPI. O futuro não pede licença e muda nossa vida, e é por isso que temos que cuidar do presente, para oferecer um futuro melhor e uma vida longa ao nosso planeta e as novas gerações.”