FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

TransUnião Transportes Renova Frota da Linha 3768/10

Empresas
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Renovação parcial dos veículos que operam a linha iniciou-se nesse mês. Troca de modelos e capacidade dos veículos devem oferecer mais conforto aos usuários.

transuniao novafrota 03Texto: Antonio Marcos Moraes Júnior

Nesse mês de Outubro, a Transunião Transportes iniciou, de forma gradativa, a substituição dos veículos que operam a linha 3768/10 Vila Iolanda II  - CPTM José Bonifácio. A linha, que tem 28 km de extensão total (contando trajeto de ida e volta), opera em região crítica e de alta demanda na zona leste da capital paulista, precisamente na área Distribuição Local 3, e atende os bairros de Vila Iolanda, Sítio Conceição, Jardim Amaral, Iguatemi, dentre outros, levando até a CPTM na região de Itaquera.

transuniao novafrota 02

A linha, até o inicio deste mês, operava com frota mista de micro-ônibus e midi-ônibus. Com a entrada desses novos 7 veículos midi, a frota fixa da linha conta, a partir de agora, com mais capacidade de transporte, com aumento de oferta de lugares. Todos os veículos são do modelo CAIO Induscar Apache VIP IV, com chassis MAN Volksbus 15-190 OD Euro V, com câmbio de 6 marchas e motor de 190 hp. Os veículos contam também com ar condicionado digital, entradas de carregamento elétrico tipo USB e já chegam com o novo padrão visual de identidade da SPTrans.

transuniao novafrota 04

Com a substituição dos antigos micro-ônibus que operavam a linha por ônibus mais longos (o micro-ônibus tem em geral 8 metros, ante 9,6 metros dos novos veículos), a Transunião demonstra interesse no conforto e na segurança dos seus usuários, aumentado a oferta de lugares. A pandemia do novo Coronavírus também inspirou a mudança nos modelos: com veículos maiores, a superlotação diminui naturalmente.

transuniao novafrota 05Os midi-ônibus possuem 9,6 metros de comprimento, ofertando mais lugares aos usuários.

Com a entrada desses novos veículos no sistema, o intervalo médio de operação da linha passa para 18 minutos no entre-pico, e pode chegar à 10 minutos no horário de maior circulação.

Segundo à diretoria da Transunião Transportes, o lote total da renovação da empresa para será de 60 veículos, todos com configurações semelhantes aos 7 veículos já entregues, que devem ser distribuídos em diversas linhas da empresa, dentre elas a 2004, 2006, 2008, 2009, 2201, 2202, 2703, 2705, 2707, 3033, 3756, 3768, 3795, 4052, 4055 e 4056. A lógica dessa substituição é a troca de micro-ônibus por veículos maiores dentro da frota total da empresa. Também segundo à diretoria, a frota da linha 3768/10 deve estar 100% padronizada com veículos de 9 metros equipados com ar condicionado e entradas USB até o início do mês de Novembro de 2020.

transuniao novafrota 07Linha 2004/10 também recebeu uma unidade dos novos veículos.

A Vila Iolanda é um bairro nas proximidades da Cidade Tiradentes, no extremo da zona leste da capital paulista. Além de demanda alta e dificuldades operacionais, a região sofre com interrupções frequentes de viário. Mesmo assim, a Transunião mantém o foco de oferecer transporte moderno e de qualidade para a região, conforme salienta o responsável pelo planejamento operacional da empresa, David Souza:

“Nós estamos nos esforçando para renovar nossa frota e atender regiões de alta demanda de usuários como a Cidade Tiradentes. Linhas como a 3026, 3064 e 3768 estão recebendo carros com ar condicionado, tomadas USB e toda a tecnologia embarcada necessária para o conforto dos usuários. Gradativamente iremos renovar a frota para melhor atender nossos usuários. O pessoal que utiliza com frequência a linha 3768/10 já pode sentir de perto a evolução e melhoria da operação. até o final do ano, praticamente toda a frota desta linha estará padronizada com estes novos veículos 0km.”

transuniao novafrota 06

Essa renovação expressiva, somada à já conhecida capacidade de operação da TransUnião irá, sem dúvidas, incrementar de maneira positiva e significativa as operações no extremo leste da capital paulista. Uma linha operada de modo confiável e que oferece conforto aos usuários não impacta somente nas métricas da própria linha, como de todas as outras que operam na região.

Nós da equipe do Portal do Ônibus, parabenizamos à TransUnião Transportes pelas excelentes aquisições, e pela seriedade e competência que vem demonstrando ao longo deste difícil ano. A excelente aquisição de novos veículos engrandece à empresa e o transporte como um todo.

E para mais novidades sobre a TransUnião e demais operadoras do sistema de transporte coletivo de São Paulo, acompanhe os canais Portal do ônibus, no site e redes sociais.