FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

Representantes da Norte Buss Conhecem Produtos Eletra, em Visita Realizada à Metra

Empresas
Ferramenta
Tipografia
  • Menor Pequeno Medio Grande Maior
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

Administradores e responsáveis pelas linhas mais demandadas da permissionária da zona norte paulistana realizaram visita técnico-comercial nas instalações da Metra – Sistema de Transportes Metropolitano, na cidade de São Bernardo do Campo, afim de conhecer melhor as tecnologias da fabricante Eletra Industrial Ltda., que fornece veículos sustentáveis.

 Texto: Antonio Marcos Moraes Junior 
nortebuss eletra 02

No final do mês de Maio, os canais Portal do Ônibus foram consultados para intermediar uma visita técnica dos administradores de algumas linhas da Norte Buss Transportes, empresa permissionária da capital paulista, participante do Consórcio TransNoroeste, e responsável pela operação de diversas linhas nas regiões Noroeste e Norte da cidade, à Metra, concessionária responsável pela operação e manutenção do Corredor ABD, um sistema de transporte com diretrizes de BRT, que alimenta diversas cidades da Região Metropolitana de São Paulo e a própria capital.

nortebuss eletra 04

Da esquerda para direita, Brás (Motorista/Instrutor Metra/Eletra), Neto Cyrino (Eletra), José Antonio (Eletra), Pedro Gutierre (linha 1018), Davi Costa (linha 172P), José Antunes (linha 172X), Alessandro Martins (linha 172X), Carlos Rodrigues (linha 1722), Ricardo Oliveira (Top Drive da Iveco) e Ernando Gomes (linha 1786).

O grupo de representantes da Norte Buss foi formado por coordenadores e administradores das linhas 172P – Vila Zilda / Metrô Belém, 172X – Parque Novo Mundo / Metrô Tatuapé, 1018 – Vila Rosa / Metrô Santana, 1722 – Jd. Marina / Metrô Tucuruvi e 1786 - Vila Albertina / Metrô Santana. A frota total das 5 linhas é de 103 veículos que transportam por mês mais de 2 milhões de passageiros na zona norte de São Paulo.

nortebuss eletra 05

O intuito da visita, além de estreitar relações comerciais entre ambas empresas, era que fossem apresentadas à Norte Buss os produtos e tecnologias proprietárias da Eletra, uma das principais parceiras e fornecedoras da Metra. Como a empresa do ABC segue rígidas diretrizes de operação de seus corredores e a Norte Buss terá de seguir, à partir de 2020, à nova Lei de Mudanças Climáticas (16.802, de 17 de janeiro de 2018), a visita foi providencial. Sabendo dessa necessidade, a Eletra tomou a iniciativa de receber e sediar a visita na garagem da Metra, onde seus principais produtos encontram-se em operação comercial.

A Eletra é uma empresa que cria, produz e comercializa tecnologias de tração elétrica e híbrida para veículos de transporte coletivo. Fundada em 1998 com a intenção de fornecer soluções de frota especialmente para a supracitada Metra, a Eletra passou a ser referência na área de tração elétrica de veículos de transporte coletivo urbano, trabalhando hoje com motorização e conversão de chassis diesel para elétrico ou híbrido.

nortebuss eletra 03

Lançado em 1999, o articulado hibrido da Eletra compõe a frota da Metra e está em plena operação no corredor metropolitando Diadema / Brooklin.

O primeiro ônibus articulado híbrido em operação comercial do mundo é um projeto lançado pela Eletra em 1999, idealizado e montado no chassis Volvo B10M, e segue em plena operação comercial no próprio Corredor ABD pela Metra. O veículo Volvo, originalmente fabricado com motorização à combustão diesel com 245 cv de potência, foi convertido para um veículo híbrido. Nessa configuração, o veículo ganhou um motor de tração elétrico e um conjunto de baterias chumbo-ácido seladas, acoplados à um gerador de energia e equipados com freios regenerativos (KERS). Nessa configuração, o motor diesel Volvo torna-se responsável apenas por ligar o gerador, que alimenta as baterias para funcionamento do motor de tração elétrico, reduzindo brutalmente o consumo de combustível e tornando o veículo muito mais sustentável e menos poluente. Era uma tecnologia avançada para sua época, até porque não havia demanda de mercado para esse tipo de veículo nessa configuração.

trolebus 70anos 24

A Eletra forneceu sistema de tração elétrica para 200 trólebus na cidade de São Paulo.

Atualmente, a Eletra faz conversão de todos os chassis existentes no mercado para trólebus, à bateria e híbrido, com tecnologia 100% proprietária e nacional. Possui mais de 400 veículos fabricados em operação pelo mundo e foi responsável por equipar 200 dos 201 trólebus que opera na cidade de São Paulo, operados pela empresa Ambiental Transportes Urbanos, concessionária do sistema estrutural na área 4, zona leste da cidade.

nortebuss eletra 09

e-Bus foi o primeiro ônibus articulado elétrico do mundo movido à bateria.

Vale ressaltar que a Eletra está sempre inovando e desenvolvendo novas tecnologias. Prova disso foi o lançamento em 2013 do e-Bus, primeiro articulado de 18m do mundo, 100% movido a bateria e está em plena operação na frota da Metra no Corredor ABD.

nortebuss eletra 11

DualBus articulado de 23 metros na versão Trólebus / Híbrido.

Nessa visita, foram apresentados e testados para os administradores de linhas da Norte Buss os veículos DualBus (chassis que possuem duas configurações, operando como trólebus e híbrido), o híbrido (com motor à combustão para geração de energia que alimenta a tração elétrica e carrega as baterias) e o e-Bus (ônibus 100% elétrico, à bateria, sem trolley). Essas soluções apresentadas à Norte Buss, além de atenderem às demandas da lei supracitada, trazem economia operacional considerável, reduzindo em até 90% os custos de manutenção (comparação livre utilizando-se como base um veículo à combustão diesel e um veículo e-Bus).

nortebuss eletra 10

DualBus Padron de 13 metros na versão Hibrido / Elétrico (movido à bateria).

Outra economia considerável é o custo fixo de rodagem. Analisando dados comparativos entre um veículo diesel e um ônibus DualBus (híbrido), o consumo de combustível é 28% menor. O veículo Dual Bus foi instrumento do test-drive realizado pelos participantes da reunião.

nortebuss eletra 06

Davi Costa, coordenador da linha 172P fez o test-drive no DualBus (versao hibrido / elétrico)

Esse veículo opera de duas formas possíveis:

Eletrico híbrido – a energia para o sistema de tração vem de um grupo gerador, auxiliado por um banco de baterias.

Elétrico puro – a energia para o sistema de tração vem apenas de um banco de baterias, mantendo o grupo gerador mecânico desligado, com autonomia de 20km em média.

É importante frisar que a alteração do modo operacional desse veículo pode ser feita a qualquer momento pelo operador, por um botão no painel, que liga ou desliga o grupo gerador à combustão conforme necessidade do motorista.

nortebuss eletra 07

Top Drive da Iveco, Ricardo Oliveira, ficou impressionado com o conforto e facilidade na operação do ônibus DualBus.

Outro detalhe que chamou atenção dos visitantes na apresentação da Eletra é a versatilidade de configurações de seus veículos. Além de converter quaisquer chassis de qualquer fabricante, a Eletra disponibiliza ao seu cliente a opção de personalizar a autonomia do veículo, utilizando-se de mais ou menos baterias dependendo da necessidade do frotista. Porém, quanto maior autonomia, maior peso de tara do veículo e maior seu custo.

nortebuss eletra 08

O operador do ônibus DualBus e e-Bus conta com um display no painel de instrumento para visualizar as operações e o status das baterias de lítio.

 Esperamos que esse passo seja uma etapa importante na redução de poluentes do sistema de transporte público de São Paulo. Que mais empresas sigam o exemplo da Norte Buss Transportes e busquem tecnologias de transporte sustentável, melhorando e otimizando suas operações e contribuindo para um futuro melhor e mais saudável nos grandes centros urbanos do país. Iniciativas como essa troca de conhecimentos são e serão cada vez mais importantes para um futuro melhor. O Portal do Ônibus apoia, incentiva e propõe que demais empresas tenham tal iniciativa e cultivem interesse nessas novas soluções.