FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

A Gloriosa História da TUPI Transportes: Para Todo Fim, Um Recomeço

Empresas
Ferramenta
Tipografia
  • Menor Pequeno Medio Grande Maior
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

O mundo dos transportes foi pego com uma notícia surpresa nessa ultima semana: A TUPI encerra suas operações as 23h59 do dia de hoje (17) e será incorporada à MobiBrasil Transporte São Paulo.

Texto: Antonio Marcos Morais Junior

tupi 2019 07

Operação da linha 600 sentido Aeroporto nos anos 70: Itinerário mantem-se muito parecido com o original nos dias de hoje

Após 58 anos de serviços prestados À cidade de São Paulo, nas operações de transporte público na zona sul da capital, a TUPI - Transportes Urbanos Piratininga será incorporada ao Grupo MobiBrasil. A empresa, que possui representações em Diadema e em São Lourenço da Mata (PE), entrou recentemente no sistema da capital paulista quando, em 2009, adquiriu a Viação Paratodos, que também compunha o Consórcio Unisul. A TUPI esteve presente em todos os sistemas e gestões de transporte da cidade desde sua fundação. Finaliza suas operações fazendo parte do supracitado consórcio.

tupi 2019 11

Diversidade de chassis e tecnologia sempre chamaram a atenção em seus veículos.

O Consórcio Unisul era formado por quatro empresas em seu início (Viação Cidade Dutra, TUPI, Paratodos e VIP Unidade Jabaquara) e era responsável pela operação da área 6 – Sul da cidade no sistema estrutural, conhecido como Interligado. Era, no passado, pois com a aquisição da TUPI pela MobiBrasil, o consórcio também encerra suas operações. Isso por que: A VIP Jabaquara já havia se retirado do consórcio quando optou pela operação na área 4. A Paratodos foi adquirida pela MobiBrasil que, anos mais tarde, em 2018, optou por não integrar mais o consórcio, ao menos no contrato emergencial vigente. Com essa nova empreitada comercial, a TUPI retira-se oficialmente do consórcio, restando apenas a Cidade Dutra. Consórcios não podem ser formados por apenas uma empresa, logo se encerra o mesmo.

tupi 2019 02

A TUPI ostentou as cores da bandeira paulista por anos, até o início do sistema Saia-Blusa

Fundada em 1960 por um grupo de sócios, dentre eles integrantes da família Pavani, a TUPI foi um marco da cidade. Sua pintura original ostentava com garbo e elegância as cores da bandeira do Estado. Seu nome é uma homenagem ao nome oficial da capital paulista (São Paulo foi originalmente batizada pelos Bandeirantes como Província de São Paulo de Piratininga, por situar-se no recém-batizado Planalto de Piratininga). A Abreviação de seu nome, propositalmente, homenageia o povo indígena que habitara as terras de Piratininga em seu desbravamento: o povo Tupi. E a logomarca da empresa estende essa homenagem, retratando um guerreiro indígena em confronto, empunhando seu arco e flecha.

tupi 2019 06

Ônibus da TUPI testemunhando o crescimento da região da Paulista. Ao fundo, o edifício Grande Avenida, vitima de um grande incendio anos antes.

A primeira linha da empresa é uma das linhas mais tradicionais e conhecidas da cidade: a original linha 600 – Aeroporto/Perdizes possui seu nome igual até hoje, mudando apenas o número da linha, que em 1978 passou a atender como 875A/10. A linha sobreviveu à diversos planos de governo e acontecimentos históricos da cidade: Ampliação da Avenida Paulista, construção do metrô, o famoso protesto dos estudantes da Rua Maria Antonia, ampliação da Consolação, construção do Minhocão, reformas do cemitério da Consolação, acidentes famosos do Aeroporto de Congonhas (os desastres de 1996 e de 2007 com aviões da TAM) e sobretudo, sobreviveu à todas as modificações e remanejamentos de linhas e sistemas de transporte da capital paulista, transportando trabalhadores, estudantes ou simplesmente pessoas à passeio por bairros nobres de duas regiões distintas da cidade, sendo hoje uma das poucas linhas diametrais do sistema, com itinerário muito próximo ao original.

tupi 2019 12

Ernandes (à direita) posa defronte às mais recentes aquisições de frota da TUPI.

Dentre os colaboradores, gratidão é a palavra do momento para esse clássico da cidade. Muitos manifestaram tristeza e sentimentos de agradecimento por redes sociais. A TUPI não teve papel fundamental apenas no transporte de pessoas, mas sim na formação profissional de muita gente nesses 58 anos. A TUPI operava como uma família, tal como deixa claro o atual Gerente de Planejamento e Operações, Ernandes dos Santos:

“A TUPI fez parte da construção e do desenvolvimento da cidade de São Paulo. Sentimos um pesar pelo encerramento de uma tradicional empresa, mas sentimos que a TUPI fez muito por nós e por toda a cidade. Com certeza, a MobiBrasil seguirá esses passos, ajudando São Paulo a se mover, afinal também somos movidos. Desse modo, avançaremos juntos construindo uma nova história. Nesse fim, estamos preparados para esse recomeço, e será bom para todos.”

tupi 2019 13

Marcus e Naldo defronte à um veículo MAN VW e um veículo de teste elétrico da BYD, carros esses, raros na cidade.

A TUPI sempre destacou-se por criar planos de carreira eficientes para seus colaboradores, e sobretudo criar atmosfera humana para abrigar e acolher esse monte de gente. Francisnaldo, mais conhecido como Naldo, foi cobrador, manobrista e, a menos de 6 meses, foi promovido à motorista. Com voz embargada pela emoção, relata sua experiência na companhia:

“Na TUPI eu iniciei minha carreira e fiz grandes amigos. Fico triste pelo encerramento, principalmente por ter um sentimento especial em relação ao meu local de trabalho. Amo o que faço, e o farei do mesmo jeito, com o mesmo afinco e paixão nessa nova empresa. Mesmo assim, baterá sempre uma pequena saudade da TUPI. Um sentimento nostálgico de quem deve muita gratidão.”

tupi 15

CAIO Apache S21, com padrão "Faixa Vermelha" e calotas era atração por onde passava, inclusive na 1ª BBF.

A TUPI e os canais do Portal do Ônibus tinham uma parceria de longa data. Iniciou-se em 2001, com a participação e exposição de veículos da companhia na 1ª edição da BusBrasil Fest. A parceria perdurou, porém foi em 2017 que as relações entre ambas empresas estreitaram-se, e a TUPI tornou-se presença confirmada em todo o calendário de eventos organizados pelo Portal do Ônibus. A empresa participou da BBF de 2017 e 2018, expondo veículos que encantaram e teve participação ativa na divulgação e convites da última edição realizada do evento. Também sediou a 17ª BusBrasil Tour, em suas instalações, na zona sul da capital.

tupi 16

Millenium III Scania, movido à etanol, foi exposto na 11ª BBF, com a finalidade de sensibilizar o público quanto à necessidade de combustiveis renováveis.

À MobiBrasil, desejamos toda a sorte do mundo nessa nova empreitada. Ressaltamos que torcemos pelo sucesso de todas as empresas da cidade, e que a MobiBrasil possa melhorar continuamente os processos e operações, sendo bom para todos os paulistanos. Parabenizamos essa grande empresa por adquirir essa outra grande e tradicional companhia paulistana, e estaremos abertos à manter a mesma parceria que mantemos com a TUPI.

tupi 02

Equipe do Portal do Ônibus, representada pelos organizadores de evento Dorival e Juverci entregando honrarias para pessoal da TUPI pela participação na BBF.

À TUPI, nosso sentimento de gratidão, pelos anos de parceria e por todos os atos cometidos bilateralmente entre nós do Portal do Ônibus e a empresa. E, principalmente, externar nossa admiração pela história ilibada e por tudo que tornou essa empresa tradicional. A TUPI deixará saudades.

comunicado mobibrasil tupi

 

Veja Mais Fotos

Anos 60 e 70

tupi 09

tupi 08

Anos 80

tupi 2019 03

tupi 10

Anos 90

tupi 11

tupi 2019 05

tupi 12

tupi 2019 04

Anos 2000 e Atuais

 tupi 2019 08
tupi 2019 10
tupi 2019 09
tupi 13

tupi 14

tupi 17

17bbt 03

17bbt 10

17bbt 11

17bbt 13

17bbt 16

17bbt 20

17bbt 23

17bbt 24

17bbt 25

17bbt 26

17bbt 28

17bbt 29