FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

Viação Paraty Promove Evento e Apresenta Veículos Novos e Históricos na sua Sede, em Araraquara

Empresas
Ferramenta
Tipografia
  • Menor Pequeno Medio Grande Maior
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

Na última terça-feira, 21 de agosto, a viação Paraty, de Araraquara, abriu suas portas para busólogos, pesquisadores e mídias voltadas para o modal ônibus. A visita se deu num momento em que a empresa apresentou o primeiro modelo da nova Busscar, um Vissta Buss 360, adquirido recentemente, logo após a retomada das operações pela encarroçadora, agora sob nova gestão.

paraty busologos 10

Nielson Diplomata Air Bus da Vitória Régia Turismo, faz parte do acervo histórico da empresa

O evento teve início em São Paulo, logo às primeiras horas da manhã do dia 21, quando os busólogos foram recepcionados por um colaborador da empresa, o Sr Luiz Gustavo e levados por ônibus fretado pela empresa até Araraquara. 

paraty busologos 08

Refeitório da empresa com palavras de incentivo

Ao chegar ao local, os visitantes foram recebidos por equipes de prontidão já preparadas para conduzi-los a vários espaços e setores da empresa. Em cada departamento, um responsável fez apresentações de sua equipe de trabalho além de explanações sobre a rotina diária para garantir a eficácia das atividades desenvolvidas por aquele setor. A empresa atua em todo tipo de serviço de passageiros: urbano, suburbano, rodoviário, fretamento e turismo. 

paraty busologos 06

Com a aquisição do Campione Invictus, demonstra que a Viação Paraty tem ousadia e aposta em novas tecnologias

Durante boa parte da visitação, o Sr. Barreto, a Sra. Luciana e o Sr. Gustavo acompanharam, responderam e esclareceram os mais variados questionamentos dos visitantes, além de apresentar, não só as novas aquisições (o novo Busscar e os Caios VIP IV modelos das encarroçadoras parceiras da empresa na trajetória destes 36 anos de existência), como também as relíquias mantidas pela Paraty para contar um pouco de sua história no ramo de transportes.  Por este motivo, dois apontamentos são fundamentais para ilustrar o objetivo da realização do evento que foi o 1º e que será o marco inicial deste novo canal de comunicação entre a empresa e o seu cliente (usuários). 

paraty busologos 02

A Viação Paraty foi a primeira empresa a apostar na volta da Busscar e comprou o carro de número 1

 É importante destacar o retorno da Busscar ao mercado do ônibus sob nova gestão e que seu 1º modelo foi adquirido pela Paraty, o que demonstra a confiabilidade e a fidelidade que se mantém ao longo destes anos, entre a empresa e a encarroçadora. Vale ressaltar que a aquisição não termina aqui. Ao longo deste 2º semestre, serão entregues ainda mais 3 ônibus produzidos sobre chassis Mercedes Benz, Volvo e Volkswagen, exibindo a pintura rodoviária característica da empresa.  É necessário registrar ainda que o investimento não se dá somente no aspecto do ônibus (na aquisição de novos – a empresa conta hoje com aproximadamente 550 veículos), mas também no processo de manutenção dos mesmos, na reforma de espaços reservados aos seus mais de 1100 colaboradores na tentativa de garantir um ambiente agradável e seguro, além de todo investimento na capacitação de pessoal, buscando a excelência no desempenho das mais variadas funções.

paraty busologos 05

Novos Ônibus para o sistema CAT de Araraquara - SP

Outro aspecto bastante relevante a ressaltar é a manutenção de alguns carros que representam a preservação e a valorização de momentos históricos da empresa. Ela possui um Diplomata com registro da Vitória Régia, um Metropolitana do modelo LDU-200 que ganhou um prêmio recentemente no quesito conservação de mais antigo, além de veículos que servem para demonstrar a memória e a evolução de modelos para as novas gerações.

paraty busologos 09

Gabriela II da Viação Bandeirante, o inicio da história do fundador no setor do transporte coletivo

E falando em história, é uma empresa “paulistana da gema”, a Viação Paraty tem suas raízes fincadas na cidade de São Paulo, uma vez que o fundador da Viação Paraty iniciou sua história no ramo de transporte coletivo com as viações Bandeirante e Santa Cecília, cujas operações eram focadas na região oeste da capital paulista, sendo que manteve as operações da Bandeirante até meados dos anos 80 e a Santa Cecília até o final dos anos 90.

No entanto, a Viação Paraty foi fundada em 1982 no município de Ibaté com apenas 8 carros. 

paraty busologos 12

E, por acreditar no potencial das cidades da região, a Viação Paraty continua investindo em serviços e colaboradores, oferecendo a seus clientes e usuários, transporte com segurança, pontualidade e conforto, transformando em ação as palavras do seu slogan: Viação Paraty: a sua melhor companhia.

paraty busologos 03

Jardineira Metropolitana modelo LDU-200, o modelo mais antigo do acervo histórico da empresa

A equipe do Portal do ônibus se sentiu muito honrada com o convite para compor o grupo de precursores de um canal que acrescentará e muito para que os serviços oferecidos pela empresa estejam cada vez com mais qualidade. Ficam aqui os mais sinceros agradecimentos da equipe a tudo o que foi ofertado durante a visitação (acolhimento, estada, refeição, demonstrações e registro de fotos). Sem dúvida nenhuma, a magia daquele momento, está registrada em nosso histórico de pesquisa para mostrar a evolução do transporte sobre pneus, em todos os níveis: na carroceria, na mecânica, nas tecnologias, na segurança, no conforto. Obrigado à Viação Paraty por ter nos ajudado a escrever mais este capítulo na história do ônibus. 

Veja mais fotos: 

paraty busologos 11

CAIO Padron Amélia II da Viação Paraty

paraty busologos 07

Painel de fotos mostrando o histórico da empresa 

paraty busologos 04

Gerações do Apache Vip, modelo fabricado pela CAIO Induscar mostra os constantes investimentos da Viação Paraty 

paraty busologos 13

Comil Campione 3.25 com chassi Volvo B270F 

paraty busologos 14

CAIO Induscar Apache S22 com chassi Volkswagen Volkbus 17.230 EOD 

paraty busologos 16

CAIO Induscar Solar II com chassi Mercedes-Benz OF-1721 

paraty busologos 17

Veículo de treinamento da Viação Paraty. Mercedes-Benz monobloco O-365