FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

Santo André – Alteração na Configuração de Nomes de Linhas Municipais

itinerários atualizados em Santo André

Cidades
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Parte das empresas do Consórcio União Santo André, vem ostentando, desde o último dia 21/07/21, uma nova configuração na forma de apresentação da escrita dos itinerários de algumas linhas da cidade. Agora, além da informação principal, de origem e destino, há também, uma informação extra – a de um ponto principal por onde esta linha circula, aparecendo na caixa de itinerário principal. Por conseguinte, houve também uma alteração nas informações (ou na forma de apresentação delas) no itinerário secundário/auxiliar, localizado na base do para-brisa. Apesar de tais modificações na descrição das linhas, é importante destacar que elas não sofreram alterações de trajeto (não neste momento, mas algumas já tiveram prolongamento em outras ocasiões). As mudanças estão apenas na identificação dos itinerários.

trio de onibus 01

O Consórcio é formado por seis empresas (Guaianazes, Curuçá, Etursa, Parque das Nações, Urbana e Vaz), mas as alterações ocorreram nas três primeiras. A maioria das linhas continua com sua denominação mantida, porém, algumas sofreram adequação de nome ao ponto de partida inicial (I04, T16, por exemplo) visto que o trajeto já era operado havia algum tempo, entretanto, na época, havia-se optado pela não alteração para evitar possíveis confusões. As linhas que sofreram atualização de nomes são as apresentadas na tabela abaixo:

santoandre itin 01

A forma de apresentação no itinerário também mudou. Agora, o letreiro fica alternando entre destino principal (sempre foi fixo) e um dos pontos importantes do trajeto. A fonte e as formas de escritas deles também sofreram pequenas modificações em seus formatos. No itinerário auxiliar, passaram a ser exibidas informações que antes não constavam:  a descrição da linha (código alfa numérico) e o valor da tarifa.

01193 01

Mas as atualizações não param por aí. Além destas alterações nas formas de apresentação no letreiro principal, houve também modificações no letreiro auxiliar. Antes, mantinha a mesma informação no mesmo formato e na mesma fonte de letra; agora, em algumas linhas, se modifica conforme o destino (ida ou volta), ressaltando a um ponto importante do trajeto.

Na linha T23, por exemplo, quando o veículo parte da cidade São Jorge para a estação Santo André, aparecem no painel as seguintes informações: R. Diadema, Pirelli, Poupatempo, Perimetral e Senai (esta última aparece sozinha, com fonte em negrito, ocupando todo o espaço do painel; é o destaque na ida).

santoandre itin 03

Na volta, é a mesma descrição anterior, porém, colocando em evidência uma via principal do bairro: R. Diadema (vem em negrito, escrita sozinha no painel).

01193 4

Nos veículos com letreiro lateral, aparece também a informação do destino de modo fixo – antes alternava apenas número da linha e “boa viagem”.

letreirolateral SA 1

letreirolateral SA boaviagem 01

Embora, agora haja uma série de informações na tentativa de elucidar o itinerário, andando de ônibus pela cidade é fácil notar a confusão que alguns passageiros ainda estão fazendo, chegando a perder o ônibus. Talvez isto ocorra, porque em algumas linhas, aparece a informação Est. Sto. André na ida e na volta. Pensando em facilitar a identificação, o Portal do Ônibus registrou o itinerário de todas as linhas e sua forma atualizada. Segue abaixo uma tabela com a descrição antiga e a mais recente de todas as linhas. 

santoandre itin 09

Segundo a prefeitura, o objetivo de tais mudanças é, além de melhorar a comunicação visual da frota, atualizar as informações dos itinerários, deixando-os mais claros para os usuários.

santoandre itin 10

Considerando o ponto de vista da funcionalidade, estas atualizações são muito importantes, pois podem servir como opção para um usuário atendido por mais de uma linha. Vejamos por exemplo, as linhas I04 (Etursa), T17 (Guaianazes). Ambas fazem final no mesmo local -  conj. Inocoop do Jd. Alvorada, mas cada uma chega por uma via.  Com estas informações expostas, cabe ao passageiro decidir qual a melhor opção, considerando sobretudo, questões de tempo, distância e trânsito. Vale ressaltar a existência de uma terceira linha que para no mesmo local (B63 – Jd. Alvorada via Jd. Oriental), mas é de outra empresa (Vaz) e não fez alterações na descrição do itinerário.