FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

Apache Vip V – Uma Nova Geração da CAIO Induscar, na Guaianazes

São 12 Ônibus Novos

Cidades
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Começaram a rodar hoje, os carros novos da viação Guaianazes. Os Veiculos são do modelo  Caio Apache Vip geração V, chassi Mercedes Benz, OF 1724. Eles estiveram presentes ontem, no Paço Municipal da cidade, local onde foi feita a entrega dos veículos para a população andreense. A cerimônia teve início às 15h e contou com a presença de vereadores, do prefeito, de um dos diretores da viação Guaianazes, do pessoal da secretaria de Mobilidade, de representantes da SATrans e de alguns operadores da empresa.

autoridades 01

 Assim como os veículos anteriores (entregues em 2019 e 2021 no mesmo local), eles fazem parte do programa de renovação de frota proposta pela atual gestão do prefeito iniciada em 2019 e que tinha como prazo para a conclusão o ano de 2021. Porém, o impacto da pandemia atrasou este e muitos outros planos e projetos de vários setores, pois foi no ano passado que se viveu o seu momento mais delicado, quando constatou-se – por falta de uma política voltada para o combate -  o crescimento do número de acometidos e mortos.

01_176_01.jpg

(Agosto de 2019 ) 

Em virtude deste episódio, ano passado, neste mesmo periodo de Setembro, quando foram entregues as 16 unidades de Caio Apache Vip geração IV, com ar condicionado, durante seu discurso de apresentação na cerimônia de entrega, o prefeito Paulo Serra comentou sobre o novo calendário de renovação e apontou sua conclusão para 2024, ou seja, três anos a mais do que havia sido proposto inicialmente. Na cerimônia de ontem, distribuídos ao redor do Espelho d’água, foram entregues 12 veículos da carroceria Caio Apache Vip V, zero-quilômetro, chassi OF 1724, com os mais modernos itens de tecnologia como tomadas USB para carregamento de celulares e afins, sistema multiplex que identifica falhas operacionais e elétrica, luz de condução diurna, conjugada com ignição, itens de acessibilidade e ar condicionado. Os ônibus novos também vieram com porta do lado esquerdo para embarque em plataforma elevada, embora a empresa não opere em corredor exclusivo. Segundo o prefeito, está sendo feito um estudo sobre as linhas de ônibus do município e esta peculiaridade no veículo já o deixa pronto para eventuais mudanças que possam vir a ocorrer no sistema.

01 121 3

Com estes 12 novos agregados, a Guaianazes soma 69 veículos zero quilômetro adicionados a sua frota. Só para relembrarmos, foram 30 veículos em 2019 (prefixação 01 170 a 01 199), 11 em 2020 (com entrega simbólica realizada dentro da própria garagem da empresa). Estes veículos chegaram com uma numeração não tradicional para a empresa 01 001 a 01 011. Depois de um tempo, eles foram reprefixados e hoje são os carros contemplados na sequência 01 159 a 01 169, respectivamente.

01 166 01

Em setembro do ano passado foram mais 16 (com ar condicionado também entregues no Paço Municipal ) e os 12 atuais entregues ontem. 

 

Segundo Wagner Carvalho, chefe de tráfego da empresa, os veículos estarão distribuídos de 4 em 4 nas seguintes linhas:  

B21 – Cidade São Jorge/Bairro Campestre 

T27 - Condomínio Maracanã/Estação Sto. André  

T29 Vila Suíça/Estação Sto. André

 01 125 01 Operação

Estas são as mesmas linhas onde foram colocados os 16 anteriores. Com isso, poderá haver remanejamento de alguns veículos da remessa anterior para a atualização de frota de linhas nas quais ainda se encontram veículos da mesma carroceria – Caio -, porém da geração III, ou micrões Senior Midi ou Torinos 2007, da Marcopolo. 

Cabe destacar que o projeto de renovação de frota não é apenas para a viação Guaianazes. É um projeto para a renovação da frota da cidade e por isso, ele tem se estendido para as demais empresas que fazem parte do consórcio União Santo André. No entanto, há empresas que trocam a frota com seminovos vindo de outros estados (muito conversados, diga-se de passagem), como no caso da viação Vaz. De qualquer forma, a renovação (mesmo nesta condição) faz diminuir a idade média da frota ativa na cidade. 

02 642 01 VAZ


Mas é bom Salientar que a Viação VAZ já trouxe Ônibus Zero em sua Renovação como esse Mega Plus adicionado à frota em 2019


02_677_01.jpg


Veja mais Fotos da Frota : 

01 121 01

01 117 01

01 126 01