FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

Portal do Ônibus Acompanha Treinamento da Iveco na Norte Buss

A Empresa possui cerca de 40 ônibus no chassi Iveco

Notícias
Ferramenta
Tipografia
  • Menor Pequeno Medio Grande Maior
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

As equipes de jornalismo do Portal do ônibus acompanharam na ultima semana um treinamento promovido pela Iveco na sede da Norte Buss Transportes, empresa permissionária do sistema de transportes da capital paulista.

Texto: Antonio Marcos Morais Junior

nortebuss iveco 02

Parte da frota da linha 172P/10, composta por chassis Iveco

A empresa opera linhas nas Áreas 1 e 2 (verde claro e azul escuro, respectivamente), em ambas compondo o Consórcio TransNoroeste, e adquiriu ao longo de 2017 e 2018 40 unidades da fabricante, sendo elas do modelo chassis 170S28, encarroçados como veículos básicos de 11 metros. Desses veículos, 30 operam na linha 1722/10 Jardim Marina – Metrô Tucuruvi e 10 operam na 172P/10 Vila Zilda – Metrô Tucuruvi. Todos esses carros em questão estão lotados na garagem 2, que encontra-se na Vila Zilda. Lá foi também o local do treinamento.

nortebuss iveco 08

Primeiros veículos Iveco da cidade de São Paulo foram da Norte Buss, ainda em 2017.

O treinamento supracitado foi solicitado pelo Coordenador de operação da linha 172P/10, Davi Costa, que também ministrou partes do processo junto ao instrutor da Iveco, o Top Drive Ricardo Oliveira e acompanhado pelo instrutor operacional da Norte Buss, Diego Crivellari. O treinamento teve carga horária de 90 minutos e comtemplou todos os operadores da linha 172P/10.

nortebuss iveco 01

Top Drive Iveco, Ricardo Oliveira, explica o funcionamento do painel de instrumentos.

No treinamento, foram esmiuçados detalhes operacionais e técnicos do novo componente da frota, como sincronização da caixa de marchas, direção com assistência elétrica, comandos do painel de instrumentos e demais fatores. Um fato curioso pautado pelos instrutores é de importância enorme e quase um item de utilidade pública: a importância da troca de marchas correta. Isso vale não só para veículos pesados como o Iveco, mas para qualquer automotor de temporização manual, como diz o Top Drive Iveco Ricardo Oliveira:

“A importância da troca de marcha correta evita danos no veículo e ‘trancos’ no eixo cardam. A primeira e a segunda marcha tem uma relação rotor de peso potencia notável. A primeira tem quase do dobro de rotação da segunda marcha, e essa relação vai diminuindo gradativamente com o progresso das trocas. Portanto a saída correta e suave em primeira marcha e a troca gradativa, respeitando a ordem da caixa de câmbio evitam transtornos desagradáveis ao veículo.”

nortebuss iveco 05

Relação potencia/giro da caixa de marchas sincronizada do chassis 170S28

Porém, Ricardo não limitou-se apenas às vantagens e danos inerentes à máquina. O bem-estar e ergonomia dos operadores também foram pautados:

“É importante ao operador saber guiar o veículo de forma inteligente e racional. Se você precisa avançar um trecho de 400 metros, é pouco inteligente progredir as marchas rapidamente, sendo que haverá uma redução necessária pouco à frente. Uma direção econômica, fazendo o uso racional das velocidades e potencia do câmbio evita desgastes ao operador.”

nortebuss iveco 04

Parte da equipe de operadores da linha 172P/10: Sofisticação do chassis Iveco requer maior cuidado e atenção nas operações.

Ricardo abriu espaço para os motoristas sanarem dúvidas sobre o veículo, que possui potencia de 280 cavalos (ante 230 dos chassis VolksBus e Agrale, que compõem o restante da frota da empresa). Logo após, Davi iniciou sua parte do treinamento. Davi palestrou ao “método gestor”, falando de assuntos menos técnicos e mais humanos. Citou diversos macetes  e experiências vividas enquanto motorista (cargo que ocupou até Dezembro último).

“É importante que saibamos ter e tratar nossos clientes como amigos. Nossos horários são fixos, então não é raro que motoristas e passageiros passem mais tempo juntos do que com seu círculo familiar ou de trabalho. Um gesto de gentileza, um bom dia. Isso faz diferença para nossos clientes, e ajuda a tornar o estressante dia do operador mais agradável.”

nortebuss iveco 03

Davi Costa, um dos acionistas da empresa, assumiu recentemente o cargo de Coordenador da linha 172P/10.

Davi continua, dessa vez citando pró-atividade e a importância de, vez por outra, o profissional agir além de seu escopo.

“É importante que o operador, antes de iniciar suas atividades, verifique o veículo, mesmo que superficialmente. Um operador consegue identificar facilmente alguns itens de suma importância para a segurança e conforto dos usuários e dele próprio, como o estado dos pneus, dos sinais luminosos, campainha de solicitação de parada e afins. Um operador gasta menos de 2 minutos para verificar esses itens, para trabalhar 7 horas de maneira segura.”

nortebuss iveco 06

Carro componente da frota da linha 1722/10, foi apresentado 0km na 11ª BBF, ainda em 2017.

Sobre o treinamento, ele foi necessário devido à complexidade tecnológica inerente ao Chassis. O chassis Iveco conta com o que há de mais novo em engenharia mecânica e eletrônica para transporte de passageiros, sendo o mais potente da categoria, e contando com diversos itens de série, como câmbio sincronizado de 6 marchas, direção elétrica, freios ABS, com motor de 6 cilindros em linha, movido à diesel e conta com a tecnologia de emissões: CONAMA P7 (EURO V) – SCR (Redução Catalítica Seletiva) e utiliza o aditivo Arla 32 para redução de poluentes.

nortebuss iveco 07

Veículo originalmente foi apresentado na 12ª BBF, em 2018, também antes de iniciar suas operações comerciais.

A escolha desse veículo Iveco em específico, com maior potencia, faz com que os impactos de força gerados pelos sistemas de ar condicionado sejam minimizados, não prejudicando assim o conforto dos usuários e nem exigem maior esforço de seu operador.

O Portal do Ônibus ressalta que todos esses processos, desde a renovação e aquisição desses novos veículos até o treinamento e adequação de pessoal fazem parte da política de atenção e prioridade dada pela Norte Buss ao seu patrimônio mais importante: os passageiros. Desde a escolha do chassis Iveco, as carrocerias até a convocação desse treinamento foram passos milimétricamente pensados pela diretoria da empresa em prol de uma operação mais eficiente e uma melhor interação entre operadores e clientes finais.