FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

Ônibus elétrico passa a circular em Jaraguá do Sul

Marcopolo Torino Low Entry Elétrico

Notícias
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Preocupações com mudanças climáticas e o aquecimento global resultam na recente formulação e adoção do acordo de Paris por grande parte dos países do mundo, inclusive o Brasil, fazendo parte também deste grupo os maiores emissores de Gases de Efeito Estufa mundiais China e Estados Unidos da América.

A mensagem que o acordo de Paris transmite é que o mundo está disposto a transformar sua maneira de gerar e consumir energia, investindo em fontes renováveis e em tecnologia para que sua geração e consumo se tornem cada vez mais sustentáveis. O setor de transporte é o terceiro maior gerador de Gases de Efeito Estufa, então descarbonizar o setor de transporte se torna uma peça fundamental para atingir o objetivo de maior sustentabilidade alinhado no acordo de Paris.

Desta forma, dada a importância do setor de transportes torna-se relevante a transformação do setor para uma economia de baixa emissão de carbono, tornando central a utilização de Veículos Elétricos, devido ao seu papel na transição energética para esta nova economia.

MarcopoloEletrico 02

Dentro deste contexto e em parceria entre a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Instituto da Indústria FIESC SENAI Eggon João da Silva, WEG, Viação Canarinho trazem o eBus, ônibus totalmente elétrico desenvolvido em parceria entre a WEG e a UFSC.

O ônibus elétrico possui capacidade para transportar 38 passageiros sentados, possui a propulsão elétrica composta de motor elétrico WEG de 200kW, e um inversor de frequência CVW 900 ambos com refrigeração a água e que asseguram uma velocidade máxima de 80 km/h com total segurança para todos os passageiros e condutor, o sistema de armazenamento de energia é composto por baterias de Ion de Lítio que asseguram uma autonomia de 70 km. O sistema de recarga será realizado por eletroposto WEG de 60kW que tem a capacidade de realizar a recarga do total do eBus em 1 hora instalado na garagem da Viação Canarinho, o eBus conta também com sistemas de internet Wi-fi de alta velocidade e mesa de reunião para os passageiros.

O roteiro do eBus está sendo criado pelas entidades envolvidas e, em breve, as pessoas poderão ter a experiência de utilizar o veículo. O eBus estará em Jaraguá do Sul nos próximos meses com o intuito de despertar a população para esse novo cenário, onde a inovação tem protagonismo essencial na transformação da sociedade