FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

25 de Julho: Dia dos Motoristas

Histórias e sonhos daqueles que possuem a grande missão de transportar mais de 10 milhões de pessoas todos os dias com segurança.

Notícias
Ferramenta
Tipografia
  • Menor Pequeno Medio Grande Maior
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

A equipe Portal do Ônibus foi atrás de histórias dos profissionais do maior sistema de transporte coletivo do mundo. Confira abaixo nossa homenagem a este profissional tão importante para o desenvolvimento da sociedade.

Alexandre Nogueira, motorista - Sambaiba Transportes Urbanos.

25motoristas 2018 01

No sistema a 16 anos, Alexandre conta um pouco de sua história que mesmo com momentos difíceis, não desistiu do seu sonho de se tornar motorista.

"Adoro trabalhar no sistema de transporte da maior cidade da América latina. É prazeroso levar e trazer pessoas ao seus destinos mesmo com todas as adversidades. Um fato marcante foi que ainda quando atuava como cobrador, durante um assalto, fui alvejado com 2 tiros no braço. Mas graças a Deus isso não atrapalhou a alguns anos depois, realizar meu sonho em se tornar motorista. Acho que também é necessário existir mais prioridade ao ônibus. Investir em corredores, faixas exclusivas, terminais e melhor capacitação de todos os pilares do transporte é primordial para a constante evolução e melhoria do sistema."

Seu recado para as pessoas é:

"Independente da profissão, trabalhe com amor, dedicação, respeito e prazer."


Amanda Alcedino, Motorista - TUPI - Transportes Urbanos Piratininga

25motoristas 2018 02

Começou trabalhando aos finais de semana em uma cooperativa através do convite de um amigo, se apaixonou pela profissão, realizou o sonho de dirigir ônibus articulado e hoje é uma referência em todo o sistema.

"Trabalhar no sistema de transporte coletivo é um privilégio no qual faço o trabalho com muito orgulho. Difícil agradar a todos, mas mantenho o profissionalismo ao máximo possível. Comecei a trabalhar em uma cooperativa através do convite de um amigo. Acabei gostando e decidi que queria ser motorista. Passou por uma empresa do sistema estrutural e estou a 2 anos na Tupi. Despertei o sonho de dirigir ônibus articulado, encarei o desafio, mudei a categoria da habilitação. Foram 15 dias de treinamento. Não faltei nenhum dia. Era sempre a primeira a chegar e a última a sair do treinamento. Após ser selecionada pelos instrutores, no primeiro dia que conduzia o veículo pelas ruas, me senti nas nuvens. Não conseguia conter minha emoção e chorava de alegria... porque eu consegui. Pode parecer besteira, mas foi uma grande vitória. Pois administrava minha casa, trabalhava sempre com tabelas acima de 10 horas. Conseguir tempo e dedicação para mudar a categoria e se empenhar nos treinamentos foi uma vitória enorme. As lágrimas e sorrisos dominavam meu rosto. Como motorista, tenho um outro sonho a ser realizado e eu vou conseguir. Quero poder treinar as pessoas a trabalhar com o ônibus. Mas acima disso, queria incentivar as mulheres a perder o medo e motiva las pois muitas, assim como eu, não teve a devida orientação de como trabalhar no transporte. Como superar as dificuldades existentes, superar os desafios, fazer a diferença e se destacando profissionalmente, pois o sistema de transporte pode estar perdendo inúmeras profissionais de excelência e capacitadas pela falta de incentivo e até mesmo pelo preconceito. Seja ministrando palestras, treinando e capacitando estas profissionais para mostrar o quanto nossa profissão está crescendo com o desenvolvimento feminino. Que o toque feminino, com amor e dedicação, fica tudo mais fácil e mais bonito.

Acredito que a aproximação entre setores do transporte, pode ser muito vantajoso e com reflexos positivos para todo o sistema. As mudanças são inevitáveis e cabe a nós, nos adequar a ela da melhor maneira possível."

25motoristas 2018 03

Seu recado para as pessoas é direcionado aos colegas de profissão:

"Valorizem mais o campo de trabalho assim bem como a profissão de vocês.

Tenham mais alegria em fazer suas atividades. Não percam tempo em se reunirem para reclamar ou denegrir a empresa ao qual vocês tiram o sustento de suas famílias. Toda empresa tem seus defeitos assim como tem suas qualidades. O sistema de transporte foi e sempre será um trabalho cansativo que exige muito do operador. Por isso, trabalhe na área não pelo salário apenas, mas pelo amor à profissão. Somos responsáveis por conduzir e aproximar milhares de pessoas todos os dias. Conduzimos e somos responsáveis pelo bem mais precioso: "a vida".

Independente da aceitação dos passageiros, condições de trabalho, problemas rotineiros... mesmo assim tente, mas tente de verdade fazer o melhor que você pode naquele momento. Não se deixe levar por aqueles que querem contrariar esse pensamento.

Quando você age de forma positiva, ao final do seu dia você se sentirá leve. Independente dos contratempos, mas você se sentirá mais tranquilo por ter feito o que pôde ou o que sabe fazer.

Positividade sempre será a melhor escolha.

Se não achar motivos para falar sobre o bem,  não se una com o mal.

No volante, tenha sempre uma frase positiva para dizer à aquele que se aproxima de você. Seja para uma informação ou talvez um desabafo.

Carregue o brilho de ser sábio e não inteligente. Seja humilde e veja todos com grandeza.

Quem faz o seu dia menos difícil é você mesmo. Tenha sonhos, lute, economize, realize suas vontades... mas não se esqueça que tudo, mas realmente tudo nessa vida tem seu lado bom e ruim. Análise sempre. Se a profissão que hoje você exerce, não te trás a emoção ao falar sobre ela, lute e mude seus rumos.

Pois quando eu digo que sou motorista de ônibus, pode ter certeza que eu me esforço para que meu rímel não borre.”


Valdecir do Prado, Motorista - Viação Campo Belo.

25motoristas 2018 04

Da brincadeira de menino com o irmão, trabalha a 24 anos na profissão e se destaca pelas dicas de direção estratégica nas redes sociais.

"É uma satisfação enorme poder fazer parte da equipe de profissionais que transportam com responsabilidade e seriedade, milhares de passageiros diariamente aos seus diferentes destinos. Trabalho como condutor de vidas a 24 anos e durante este período, pude vivenciar diversas experiências marcantes. Mas uma delas foi onde lamentavelmente, um automóvel me fechou e para evitar uma tragédia, tive que frear o veículo e o impacto fez com que uma passageira caísse dentro do coletivo. Mas graças a Deus, apenas escoriações leves, sem gravidade.

25motoristas 2018 05

Desde criança, sempre tive o sonho de ser motorista. Quando pequeno, brincávamos, eu e meu irmão onde eu era o motorista e ele o cobrador. O tempo passou, cheguei a profissão e hoje, meu sonho é de adquirir minha casa própria.

25motoristas 2018 06

Acredito que nossa profissão deveria ser mais valorizada pelas tantas autoridades políticas deste país e que a sociedade também passe a nós valorizar e dar a devida importância para a profissão."

Seu recado para as pessoas é:

"Valorizem mais o profissional que diariamente, os conduz com excelência e segurança aos seus destinos."


Robson, Motorista - Viação Campo Belo.

25motoristas 2018 07

O motorista conta um pouco de sua história e destaca a contribuição para a formação de outros motoristas e foi na profissão, que teve a oportunidade de conhecer sua esposa.

"É um privilégio trabalhar no sistema, sabendo que com o meu trabalho, contribuo com grande parte da população que se beneficia desta prestação de serviço.

Trabalhando na empresa, vivenciei e ouvi muitas histórias. Aqui fiz grandes amigos e conheci minha esposa. Mas o que muito me alegra é que contribui para a formação e qualificação de muitos motoristas.

25motoristas 2018 08

Um dos meus sonhos é ser promovido para a área de treinamento e fazer com que consiga ajudar a formar ainda mais profissionais.

O profissional motorista deve ser visto como alguém que é responsável inclusive pela segurança de um grande número de pessoas, enquanto no exercício da profissão. Merecendo melhor reconhecimento da sociedade."

Seu recado para as pessoas é:

"Por trás do volante existe um ser humano que carrega diariamente, a responsabilidade e preocupação de transportar passageiros com segurança, qualidade e pontualidade."


Johnny Tavares, cobrador - Vip Transportes Urbano.

25motoristas 2018 09

Inspirado pelo pai, o atual cobrador e futuro manobrista caminha em direção ao sonho de se tornar motorista faz de cada momento da sua caminhada, único e especial.

"É gratificante trabalhar no maior sistema de transporte coletivo do mundo. Seguindo a carreira do meu pai e a paixão pelo ônibus, o amor e o sonho pela profissão veio naturalmente.

Em breve, vou assumir o posto de manobrista na empresa. É um passo que me deixa mais próximo de chegar a função de motorista. Cada momento em que me aproximo do meu sonho é único e faço dele o mais especial possível.

Acredito que devemos ser mais reconhecidos por tamanha responsabilidade. Criar políticas públicas de valorização do profissional também pode ajudar e muito na evolução da categoria."

Seu recado para as pessoas é:

"Aqueles que sonham em ser motorista... lute, se dedique, não desista e se capacite. Pois uma hora, isso pode se tornar realidade."


Michel Carmo, Cobrador - Viação Gatusa Transportes Urbanos.

25motoristas 2018 10

Seu maior gosto é trabalhar com pessoas e acredita que a união entre todos da categoria pode resultar em qualidade profissional em todo o ramo.

"É imensamente gratificante transportar vidas. Trabalho com um gosto único.

Trabalhando em um local por bastante tempo, você conhece muitas pessoas e as vê com muita frequência. São como amigos. É muito bom quando um cliente entra no ônibus e te cumprimenta. Coisas simples assim, me fazem bem. Mas sei que nem todos vão estar de bom humor todos os dias (inclusive eu) mas é necessário ser compreensível e ter uma palavra e ouvidos para que todos que confiam em mim, se sentam bem.

A categoria precisa ser mais unida. É necessário que haja empatia, principalmente com aqueles que atendemos diariamente."

Seu recado para as pessoas é:

"Entendo que algumas situações do cotidiano tiram a gente do sério, tipo o carro que nos fechou no trânsito, pressão no trabalho, acúmulo de tarefas, mas respirem fundo e sigam em frente por que o stress é o mais desgastante numa rotina. Levem uma vida mais calma, se não os cabelos caem de vez!"


Fabricio Gomes, Cobrador - TRANSPASS - Transportes de Passageiros.

25motoristas 2018 11

Com o sonho realizado de trabalhar na empresa que sempre desejou, encara desafios como se fossem únicos e quer fazer história no ramo.

"Muito gratificante trabalhar em um sistema gigantesco como o de São Paulo. Me sinto honrado e feliz em fazer parte dos milhares de funcionários que movem o transporte paulista.

Comecei trabalhando em uma cooperativa do sistema permissionario de SP. Foi onde tudo começou. Comecei a enxergar o ramo com outros olhos e também, aprendi e busquei conhecimento para saber lidar com o público e encarar melhor os desafios diários.

A parte mais emocionante da minha vida profissional, foi quando realizei meu sonho de ser contratado pela Transppass. Um sonho antigo que nasceu pela admiração da empresa e espero fazer muitas histórias por aqui.

Qualificar profissionais e fazer com que os profissionais entendam que isso é importante para sua evolução, é o principal passo para a melhoria do transporte."

Seu recado para as pessoas é:

"Trabalhar no sistema não é tão ruim como muitos pensam, isso nos dá energias para sermos fortes e lidar com qualquer tipo de situação, seja lá qual for.

O motorista está lá, enfrentando esta caótica cidade que se chama São Paulo, fazendo a cidade andar e funcionar igual engrenagem!"


Guilherme Augusto, Fiscal - Auto Viação Transcap

25motoristas 2018 12

O cantor de rap gospel divide sua paixão pela música e pelo sistema de transporte. Superou desafios e hoje, formado em transporte terrestre, atua como fiscal em um dos maiores terminais da Capital Paulista.

"É se sentir como uma gota de óleo na maior engrenagem já criada. Tendo a responsabilidade de manter uma operação que seja complexa, para suprir a necessidade de deslocamentos da maior cidade da América latina, é uma imensa responsabilidade que exerço com muito orgulho.

Como fiscal de linha, me comunico constantemente com motoristas e reflito muito sobre a profissão. Não basta estar apenas capacitado profissionalmente. Lidar com centenas de pessoas todos os dias, é uma aula de civilidade e consciência. Transportar pessoas com pontualidade, qualidade e segurança é uma tarefa honrosa. Meu sonho se realizou quando entrei no sistema, e dou muito valor a isso. Então, todas as ações que envolvem o cotidiano do sistema, para mim, são como aulas que me formam a cada dia mais para a escola da vida e para a conclusão de uma jornada menos conturbada para todos os envolvidos. Desde os operadores até usuários e terceiros.

Acredito que a sociedade deva valorizar mais o motorista. Afinal de contas, é uma responsabilidade imensa transportar vidas."

Seu recado para as pessoas é:

"Todos os dias podemos ser melhores. Para nós mesmos e para os próximos."


Paulo Henrique Marques, Motorista - Alfa Rodobus.

25motoristas 2018 13

O sonho em ser motorista desde criança e os inúmeros desafios, não fizeram desistir de alcançar a profissão.

"Mais que um privilégio é uma satisfação pessoal trabalhar como motorista. Um sistema como o de São Paulo, que possui inúmeras configurações únicas, nos faz se sentir desafiados a cada novo dia a buscar a fazer o melhor.

Desde criança, sempre gostei de ônibus. Tenho fotos antigas que guardo com carinho até hoje. Talvez seja esse o início da paixão pelo ônibus. Trabalhei como cobrador durante alguns anos e depois em outra empresa, trabalhei como analista de transporte e tráfego. Foi aonde busquei me qualificar para que pudesse trabalhar como motorista. Atualmente, faz 1 ano que estou na profissão e este sem dúvida é meu maior sonho realizado.

Acredito que uma maior aproximação e integração entre setores, facilitando o diálogo entre departamentos aliado a operação, facilite o dia a dia de trabalho e os ganhos são muitos. Desde a administração, operação e o principal: nossos clientes."

25motoristas 2018 14

Seu recado para as pessoas é:

"Somos movidos por sonhos. Dentro do ônibus é onde o meu sonho e o seu sonho se encontram. Este lugar sem dúvida é de um respeito imenso."

Privilégio, satisfação, sonhos... palavras que se encontram em grande parte dos depoimentos colhidos pela nossa equipe.

Mais do que ser humanos, são pessoas que ajudam a realizar o sonho daqueles que transportam.

Mais que profissionais... São pessoas que que tem o privilégio e a satisfação de mostrar que realizar sonhos é possível.

Faça chuva ou faça sol, vocês estão lá para fazer a cidade funcionar. 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Essa é a homenagem simples, mas de coração, igual a todos os depoimentos colhidos, do Portal do Ônibus a todos os profissionais do ramo.

Desejamos que a felicidade seja constante, que suas vozes sejam ouvidas e que o respeito cubra todo e qualquer ambiente de trabalho.

Esses são os mais sinceros votos da equipe do Portal do Ônibus - Somente o melhor sobre Transporte.