FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

Volvo apresenta na LatBus chassi urbano preparado para carrocerias de 15 metros

Nova versão do B270F pode transportar até 50% mais passageiros do que veículos convencionais de motor dianteiro, a partir da instalação de um terceiro eixo por empresas implementadoras independentes.

Montadoras
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A Volvo está trazendo para a LatBus 2018 uma nova versão do seu chassi de ônibus urbano B270F, preparado para receber carrocerias de 15 metros de comprimento. Em linha com avanços na legislação que regulamenta os padrões de ônibus urbanos no país, o modelo Volvo expande a capacidade de passageiros, ao mesmo tempo em que assegura conforto e segurança na mobilidade urbana. “É uma solução excelente para cidades que precisam de uma frota flexível a um custo operacional muito competitivo”, afirma Gilberto Vardânega, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil.

volvo 15m 07

Solução única 

O chassi B270F Volvo é o único 4x2 com motor dianteiro do Brasil preparado para receber uma carroceria de 15 metros, a partir da instalação de um terceiro eixo por empresas implementadoras independentes. Traz também a vantagem e o conforto da suspensão a ar nesta configuração. Só o B270F Volvo tem relação entre peso, torque e potência que atende todos os parâmetros estabelecidos na norma 15570 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para ônibus com motor frontal acima de 14 metros, dentro da homologação legal.

volvo 15m 05

Alta capacidade

O B270F com o terceiro eixo e carroceria de 15 metros transporta até 112 passageiros, 50% a mais que um ônibus convencional de 12,40 metros. O aumento da capacidade traz aos operadores a vantagem de transportar o mesmo volume total de passageiros com menos veículos. Tem ainda as opções de layout com 2, 3 e até 5 portas para atender as especificações de cada cidade. Pode rodar tanto em rotas tradicionais como em corredores exclusivos.

volvo 15m 04

Na comparação com os ônibus articulados, a versão do B270F de 15 metros tem a vantagem de permitir a condução por motoristas com CNH de categoria D. Também tem a vantagem de um menor custo de aquisição, com custos operacionais e de manutenção mais competitivos. Tudo isso somado eleva a rentabilidade por passageiro e, com isso, os ganhos do operador.  “O B270F com terceiro eixo permite ao operador ter mais eficiência com um custo menor. É mais uma alternativa que a Volvo oferece para manter a qualidade do transporte”, diz Marco Portes, gerente regional de vendas de ônibus da Volvo.

volvo 15m 03

Já opera em grandes capitais

O novo ônibus já está operando em Recife (PE) e Belo Horizonte (MG). “Recife foi a primeira capital em que a Volvo colocou esse veículo em circulação. A cidade tem demonstrado grande preocupação em ter ainda mais eficiência no transporte de passageiros. Essa nova configuração é uma opção interessante, tanto para os operadores do sistema quanto para os passageiros”, afirma Ricardo Pamplona, diretor-executivo do Grupo Gotemburgo, concessionário Volvo no Recife.

volvo 15m 06

Já na capital mineira, a empresa Saritur adquiriu dois veículos para linhas urbanas de cidades a até 60 quilômetros de BH. “Uma das grandes vantagens do chassi de 15 metros é transportar um número maior de pessoas sentadas e com conforto. É ideal para esse tipo de passageiro que se desloca todo dia para Belo Horizonte”, diz Roberto Lessa Carvalho, sócio fundador e diretor da empresa.

volvo 15m 02

Além das duas capitais, o novo B270F 15m já circula também por Joinville, maior cidade de Santa Catarina. Houve também demonstrações bem-sucedidas do veículo em São Paulo (SP), Guarapuava (PR), Caxias do Sul e Porto Alegre (RS).