FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

Um Presente Inesquecível

EMTU
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O Portal do Ônibus, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), a Mobibrasil, A Benfica Barueri Transporte e Turismo e a Metra se reuniram na última quinta-feira (27) para prestar uma homenagem a um garoto que é fã da EMTU. Seu nome é Carlos Daniel Marques Corcina, tem 21 anos, mora na cidade de Espírito Santo do Pinhal. Carlos é um garoto que nasceu com graves problemas na visão o que dificultou sua relação com o mundo até os 6 anos de idade (quando conseguiu, após realizar muitos exames na Unicamp, ter 1% de visão). Filho adotivo de Maria de Fátima Marques Corcina, mãe biológica de outros 9, ele aprendeu a gostar de ônibus, antes mesmo de poder enxergar com um mínimo de nitidez. Como não podia ver, aproximava-se para “abraçar” – iteralmente - e demonstrar sua paixão tão intensa por este veículo. Segundo Carlos, ele sofreu muita discriminação de pessoas que o achavam louco só porque ele adorava este meio de transporte tão importante nos grandes centros. Porém, isto não foi suficiente para que ele não continuasse cada vez mais apaixonado e determinado a não só gostar, mas a se envolver pelo assunto mais e mais. À medida que ia aumentando sua eficácia  na visão (aos 9 anos tinham 3%), ia se atentando a detalhes e, tão logo ganhou um notebook, começou a se interessar e se dedicar a desenhar e pintar ônibus usando o Paint . Além disso, começou a interagir em redes sociais e conheceu várias outras pessoas com o mesmo gosto. Isso o estimulou a se esforçar e aprender mais sobre o tema, todavia já com outras intenções (buscando informações para respaldo de seus argumentos sobre chassi, empresa, pinturas, além de demonstrar um interesse para questões técnico-operacionais).

Texto: Dorival Nunes Bezerraemtu daniel 02

O jovem sempre se prestou a buscar não só informações sobre o tema junto à empresas (encarroçadoras, gestoras, empresas...) como também  tentou ganhar brindes, catálogos, enfim, algum material que ajudasse a consolidar sua paixão. Foi em meio a uma destas solicitações que ele teve uma mensagem lida pela EMTU que se interessou em conhecê-lo (era o sonho de Carlos conhecer de perto a operação da gerenciadora, no dia de seu aniversário – 27/08) e não apenas isso, decidiu proporcionar um dia visitando duas das empresas que atendem ao setor metropolitano.

emtu daniel 08

O passeio de Carlos começou por volta das 5h30 da manhã quando eles partiram de Espírito Santo dos Pinhais, num “Ligado”, conduzido pelo motorista Franklin Israel da Silva com destino à garagem da Mobibrasil, na Vila Paulistana. Chegaram, ao local por volta das 9h20 da manhã onde já estavam sendo aguardado pela Débora Rodrigues Lima, da área de Recursos Humanos e Comunicação e uma equipe da Mobi para iniciar a atividade que ainda traria muitas surpresas. Na garagem da Mobi, também estavam presentes David Rodrigues com uma equipe da EMTU e parte da equipe do Portal do Ônibus. A atividade foi dirigida pelo Davi, representante “da empresa do coração de Carlos Daniel”. Ele se encarregou de fazer algumas perguntas sobre a vida do garoto, enquanto registrava tudo em vídeo -  que estará exposto brevemente. Na garagem da Mobi, Carlos recebeu vários presentes: Um kit da Mobi com fotos (dentre as quais um metropolitano com o nome Carlos Daniel no itinerário), uma camisa do uniforme da empresa, além de outros adereços. Recebeu também das mãos do diretor da Mobibrasil, Renato Andere Martins, uma miniatura de resina ostentando as cores do padrão EMTU. Recebeu uma medalha do Portal do Ônibus (que normalmente é entregue para condutores dos veículos que participam da BusBrasil Fest, uma exposição que ele adoraria visitar, contudo até o momento nunca teve condição financeira para prestigiar pessoalmente), além de bolos, doces e o mais importante: o carinho e a atenção de todos os que estiveram ali presentes tornando este sonho realidade.

emtu daniel 11

emtu daniel 10

emtu daniel 09

emtu daniel 12

Finalizada esta parte da atividade na Mobi, o pessoal da EMTU e do Portal foram para São Bernardo do Campo, mais precisamente na garagem da Metra, onde haveria continuação da visita. Lá, foram recebidos pela Rose (Centro de Gestão e Supervisão - EMTU) que conheceu Carlos e sua mãe (apesar da idade ela não desgrudou um minuto do filho e o acompanhou para todos os lugares) e mostrou-lhe outra parte do trabalho da gerenciadora. Ali, também, Carlos conheceu e recebeu um presente do Thiago Terci. Dele, o jovem entusiasta recebeu um livro da Metra contando a história da empresa desde sua chegada à região e sua operação no corredor ABD. Ainda na Parada Cecom, O Davi entregou ao jovem um kit da Benfica com canetas, blocos de anotações, miniaturas montáveis, agenda, entre outros. A satisfação e a felicidade eram notórias no rosto do garoto que não cansava de falar sobre veículos e suas operações. Quando esta parte da atividade estava prestes a acabar, foi a vez do garoto surpreender a todos. Enquanto fazia os agradecimentos por tudo até ali (estava sendo filmado), de repente, ele decidiu presentear  um dos membros do Portal do Ônibus (Dorival), dando-lhe um dos seus presentes (a caneca de comemoração dos 40 anos da EMTU), porque em um dado momento, na conversa informal, Dorival comentou que também era apaixonado por ônibus (daí sua participação no Portal e também como um dos organizadores da BusBrasil Fest). A surpresa foi geral, mas Carlos justificou dizendo que o presente se devia ao fato do Portal saber o que é um ônibus e o valor dele (no sentido da relevância, importância).

emtu daniel 06

emtu daniel 03

emtu daniel 04

emtu daniel 07

Ao terminar mais esta etapa, foram almoçar, voltaram à EMTU onde deu-se por concluída a atividade e de onde partiram Carlos Daniel e sua mãe emocionadíssimos e cheios de agradecimentos a todos que proporcionaram este dia inesquecível para estas pessoas tão simples, mas de uma riqueza intrínseca grandiosa.

emtu daniel 05

Ficam aqui os mais sinceros agradecimentos do Portal do Ônibus à EMTU, à Mobibrasil, e à Metra pela parceria na realização deste evento tão significativo para este jovem entusiasta do transporte.