FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

BusBrasil Tour edição Especial: Uma Viagem no Tempo

BusBrasil Tour
Ferramenta
Tipografia
  • Menor Pequeno Medio Grande Maior
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

No último dia 24 de novembro, era para ter acontecido a BusBrasil Fest – a maior exposição de ônibus da América Latina – que por motivos já revelados em outros comunicados,  expostos semana passada (Virada esportiva realizada pela prefeitura), não ocorreu. Depois de acordos entre as partes, a exposição ficou agendada para o próximo domingo, 01 de dezembro de 2019, na praça Charles Miller, no Pacaembu.

29bbt museubreda 02
Texto: Dorival Nunes Bezerra

Também já foi falado aqui, sobre toda uma logística empregada pelas empresas e pelas pessoas as quais se deslocam de outros estados (e até de outros países) para participar da exposição. Como o prejuízo para estas pessoas seria inevitável, porque tudo já estava antecipadamente agendado (reserva de passagens, de hotéis, passeios, enfim...), na tentativa de minimizar um pouco a frustração pelo adiamento do evento, pois estas pessoas não participarão da exposição no próximo final de semana (não só pela questão financeira, mas, sobretudo por questões de trabalho), a equipe do Portal do Ônibus decidiu fazer uma BBT (BusBrasil Tour) Especial com alguns (cujo contato foi possível) que vieram a São Paulo para participar da BBF. Havia pessoas de vários estados brasileiros: Maranhão, Bahia, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

29bbt museubreda 06

A proposta inicial era fazer um tour pela cidade (ideia “vendida” para os convidados), parando em alguns pontos estratégicos a fim de que todos pudessem fazer fotos (estamos num momento de transição de pinturas e isto é muito importante para quem coleciona, pois registram-se,  concomitantemente, no mínimo, duas fases: a anterior e a atual), ao menos dos ônibus de São Paulo, indicados à exposição. Como as pessoas eram de fora, “os prateados” eram novidades para elas e muitas queriam fotografá-los.

29bbt museubreda 07

 Mas, a equipe tinha consciência de que fotografar somente urbanos, contemplaria apenas parte da proposta da BusBrasil Fest: os ônibus novos. Havia a necessidade de algo para além disso. Por isso, reservou-se uma surpresa “no pacote”: a ideia de ampliar o passeio, dando a oportunidade das pessoas conhecerem o Museu Nacional do Transporte. Certamente, todos se lembram que nas edições 10 e 11 da BBF, propusemos e coordenamos a visita ao Museu do Transporte da CMTC como uma forma de complementar e ligar os momentos históricos da evolução do transporte além, evidentemente, de fomentar a visitação e o interesse pelo acervo  do museu. Assim, retomando esta proposta, um dos membros conseguiu agendar (apesar do pouquíssimo tempo – foi resolvido de sexta para o sábado) uma visita, no domingo, no Museu Nacional do Transporte, em São Bernardo do Campo. Tal evento foi possível devido à credibilidade ganha pelo Portal, depois de uma palestra nas dependências no Museu em janeiro deste ano, prestando uma homenagem a todos os motoristas que se vestiram de “papai Noel” em 2018.

29bbt museubreda 03

Visita autorizada, faltava o como chegar até o outro município. Mais uma vez, contou-se com o apoio daquelas empresas que são parceiras eméritas do portal: Planalto Transportes e Norte Buss Transportes Ambas ofertaram seus veículos para o transporte.

Por volta das 9h30min da manhã, os dois veículos partiram do Tietê com destino ao museu, em São Bernardo do Campo. Chegando lá, foram recepcionados pelo Sr Cecílio de Souza, responsável pelo museu, por Dorival Nunes, um dos membros do Portal e também por Hélio de Oliveira da revista InBus (convidado pelo Sr Cecílio para participar do evento). A pedido do Sr Cecílio, o Hélio fez uma fala contando um pouco da história do museu e foi complementado pelo Sr Cecílio. Depois passaram a palavra para o Juverci que explicou detalhadamente para as pessoas o motivo da visita e o porquê o portal estava realizando aquela atividade. Por mais de 2h, o pessoal teve acesso ao vasto acervo do museu. Também foi permitida uma sessão de fotos de todos os veículos estacionados no pátio. Ao final, o Sr Cecílio ofertou 2 livros de sua autoria para que fossem sorteados entre os visitantes. Visita encerrada, feitos os agradecimentos aos responsáveis pelo local, partiram novamente para o Tietê onde haveria ainda uma outra atividade. Durante o percurso foram feitos os sorteios dos livros. No veículo da Planalto transportes,  o contemplado foi Edvaldo de Bragança de Paulista.

29bbt museubreda 04

A outra atividade marcada para o Tietê era outra surpresa: Camila Valdivia dona da Itapemirim, conseguiu uma autorização junto à Socicam, administradora do terminal, para que todos pudessem fotografar no “Mangueirão” dois veículos históricos de sua empresa: Um Tribus II e um Vissta Buss (MBB O-400RSD), no serviço Leito da empresa. Ao virem os ônibus entrando no Mangueirão, foi uma “correria” desenfreada, pois eles não sabiam que os ônibus estavam ali (com representantes da empresa) à disposição destes visitantes. Este momento foi um outro espetáculo à parte, porque vários ali eram “fãs da Itapemirim” e os dois carros têm uma peculiar importância na trajetória da empresa. Era notória a satisfação na face daqueles que já consideravam “perdida” a vinda a São Paulo. Além dos carros da Itapemirim, vale destacar também a presença de um Jumbuss 340 Ex-Gontijo que hoje pertence ao Tony, (um busólogo fã da Gontijo) que ajudou a abrilhantar ainda mais a atividade. Por volta das 17h, os veículos voltaram para a garagem e gradativamente foi-se encaminhando o final do passeio.

29bbt museubreda 05

Evento encerrado, o Portal vem a público agradecer a todos que ajudaram a construir esta atividade feita com bastante carinho e consideração para as pessoas as quais sempre nos acompanham, independente de sua localidade. Embora tenha sido algo simples (e de última hora), o Portal se esforçou ao máximo para compensar, de alguma maneira, o empenho de cada um para prestigiar a BBF. Esperamos ter alcançado nosso objetivo. Muito obrigado pela participação e pela compreensão de todos.