FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

Pirajuçara: Qualidade e Variedade na Apresentação

BusBrasil Tour
Ferramenta
Tipografia
  • Menor Pequeno Medio Grande Maior
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

A 28ª edição da BusBrasil Tour aconteceu neste final de semana na garagem da Viação Pirajuçara. Ela faz parte do Consórcio Intervias, responsável pela operação das linhas da Área 1 gerenciada pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e opera no serviço municipal de Taboão da Serra com a Viação Fervima.

28bbt pirajucara 08

Texto: Dorival Nunes Bezerra

Esta foi a 1ª vez que a empresa recebeu um público exclusivamente de busólogos em suas dependências para conhecer de perto toda a infraestrutura e sua rotina operacional.

28bbt pirajucara 05

Como de costume, o início da atividade se deu na saída do Terminal Rodoviário do Tietê, local onde o veículo da empresa, um Comil Campione 3.25, seletivo, encostou por volta das 8h30min. Conforme previa a equipe do Portal, o ônibus parado ali não chamou muito a atenção, porque a Pirajuçara tem um ponto final naquela região, com aquele tipo de ônibus. Alguns participantes se atentaram que era a empresa da visita, porque no letreiro estava escrito “Portal do ônibus” / “BusBrasil Tour” e outros, distraídos, porque estavam tirando foto na saída do terminal, depois da fala do outro representante da equipe que disse: “Pessoal, a empresa chegou. É aquele ali o veículo que vai nos levar”. A “cara de surpresa” é sempre algo que merece nosso destaque, até porque, nos grupos de WhatsApp, durante as especulações, aparecem os nomes de várias empresas e, raramente, se acerta o nome daquela que nos proporcionará a visita.

28bbt pirajucara 06

Feito o embarque, lá se foram os visitantes (alguns ainda desacreditados) para a garagem. Chegando à garagem, Jackson comentou sobre sua expectativa em relação ao evento e como se deu o processo. “Depois da conversa que tivemos com o Juverci, decidimos fazer uma BBT aqui, mas o nosso receio era não conseguir atender à expectativa do público. Estava muito ansioso por esta visita. Queria montar a identidade desta nova equipe que estamos montando. Como nunca tínhamos participado e/ou feito nada do tipo (apesar das explicações do Juverci), ficamos meio sem norte e por isso reunimos todos os setores que poderiam contribuir para que oferecêssemos o nosso melhor. Este evento foi uma experiência incrível, realmente. Pude constatar muitas coisas, dentre elas, o quanto as pessoas com as quais trabalho se empenham e dão o melhor que podem para realizarmos uma atividade a contento. Pude sentir o comprometimento de todos. Tudo aqui foi planejado meticulosamente. Todos as pessoas das diversas equipes estão de parabéns por cada atitude neste evento. Fiquei orgulhoso com o resultado. Só espero também que a gente tenha conseguido alcançar a expectativa de vocês”, declarou Jackson.

28bbt pirajucara 14

O instrutor Laércio fez a apresentação da empresa aos busólogos.

28bbt pirajucara 10

Laércio demonstrou como é o funcionamento de algumas peças mecânica.

Depois da recepção feita pelo responsável do departamento de planejamento, Jackson de Souza e pelo gerente operacional, Mauricio Dovalibe Bena, seguiu-se uma apresentação de toda a infraestrutura da empresa feita pelo Sr. Laercio Santos (Instrutor), que através de slides contou um pouco da história, da trajetória e dos investimentos da Pirajuçara em pessoal, equipamentos e frota. Explanou-se sobre a rotina, a constituição de cada equipe e suas formas de atuação, função e responsabilidades a fim de que o serviço atenda da melhor forma possível ao cliente.  Também se falou sobre o canal de comunicação (Twitter) e o quão esta ferramenta é útil para a interação direta e imediata com o cliente, caso haja alguma alteração na rotina operacional.  Ficou claro para os visitantes o quanto há de esforço para que o serviço prestado tenha o mais alto índice de qualidade no atendimento. Além dos representantes supracitados, estive presente também à palestra e deu sua colaboração o Sr. Celso dos Santos Oliveira (Coordenador Operacional).

28bbt pirajucara 13

Dorival Nunes fez uma breve explanação sobre o Portal do Ônibus e seus produtos (BusBrasil Fest e BusBrasil Tour)

Por ser a primeira vez na empresa, a equipe do Portal também decidiu fazer uma apresentação falando de sua trajetória e de seus “produtos” – BBF – BusBrasil Fest e BBT – BusBrasil Tour. Utilizando slides, os responsáveis fizeram uma breve explanação sobre a história (surgimento, filosofia, objetivos, aspirações e eventos) e trouxeram esclarecimentos tanto para o pessoal da Pirajuçara (para tomarem ciência do trabalho que se realiza através deste instrumento) quanto para alguns participantes – algumas pessoas achavam que o Portal era um “produto” da BusBrasil Fest,  quando na verdade é o contrário: é o Portal do Ônibus quem organiza a BBF. Feitas as apresentações e os devidos esclarecimentos, aproveitando o “mês da criança”, foi feita uma brincadeira com os participantes do evento. Usando fotos antigas e atuais de modelos de ônibus da empresa, a equipe do Portal montou um jogo da memória e outro de adivinhações e convidou 4 visitantes para participar da brincadeira. Momento lúdico muito interessante e que descontraiu e alegrou a todos. Encerrada esta etapa, a Pirajuçara serviu um “coffee break” para todos e logo em seguida deu-se início ao momento mais esperado pelos busólogos: a sessão de fotos.

28bbt pirajucara 09

Ronaldo sabendo da ída dos busologos, separou algumas fotos dos veículos que ele dirigiu na empresa.

28bbt pirajucara 22

O Ciferal CitMax foi um dos veículos que estava desativado. Foi revisado exclusivamente para ser apresentado para os busólogos.

Sem dúvida nenhuma este foi outro momento que deixou o público perplexo. Da sala onde os visitantes estavam na atividade anterior, podia-se ver o pátio e os veículos estacionados. Os visitantes estão acostumados a ver os veículos alinhados no pátio e ter alguns deles “puxados” (colocados em determinada posição, conforme solicitação e orientação de algum membro do evento) para fotos. Vale destacar que a Pirajuçara “quebrou este protocolo”. TODOS aqueles veículos vistos lá da sala estavam ali disponibilizados para as fotos individuais. A empresa separou 25 veículos com características diferentes (dentre eles, RARIDADES REATIVADAS EXCLUSIVAMENTE PARA ESTE PROPÓSITO, POIS ALGUNS JÁ HAVIAM SIDO BAIXADOS E PARA PARTICIPAR DO EVENTO RECEBERAM UM TRATAMENTO E UMA ATENÇÃO ESPECIAL DURANTE A SEMANA PARA COMPOR A ATIVIDADE JUNTO COM AS NOVAS AQUISIÇÕES) para serem fotografados pelos participantes. A felicidade dos entusiastas era vista e sentida a cada clique. O fato de ter entrado na garagem já era considerado (por muitos) um prêmio e, além de entrar, conseguir fotografar esta quantidade de veículos os deixou sem palavras.

28bbt pirajucara 12

Visão geral do pátio com 25 veículos separado (um modelo de cada das empresas) para sessão de fotos.

28bbt pirajucara 11

Um por um dos 25 veículos foram posicionados no melhor ângulo para sessão de fotos.

Conforme combinado com os gerentes da empresa e com a equipe do Portal, os veículos foram sendo trazidos individualmente para o local estipulado. A condução deles para o centro demarcado foi feita pelo motorista Ronaldo José Alves (operador da empresa há 29 anos e mais um apaixonado por ônibus). A satisfação deste também era tão notória quanto à dos busólogos ao registrar cada veículo. “Eu trabalho na empresa há quase trinta nos. Pretendo me aposentar aqui (risos). Cheguei aqui quando ainda tinha Gabriela e dirigi de tudo. Eu me sinto muito à vontade trabalhando aqui, porque as pessoas têm muito respeito umas pelas outras e pelos trabalhos da gente. Aqui tudo se acerta na base da conversa, da orientação. Gosto muito deste tipo de evento que está acontecendo hoje. A gente sempre tem a chance de aprender muito e conhecer novas pessoas.” – comentou Ronaldo, entusiasmado.  É bom salientar que o Ronaldo gosta tanto de ônibus que reuniu um pequeno acervo de fotos e colocou num quadro branco na sala onde foram feitas as apresentações. “Como eu sabia que vocês iam falar da empresa, que a chefia ia mostrar a história, eu decidi mostrar algumas fotos que fiz de alguns carros daqui.”- disse.

28bbt pirajucara 26

Clássica foto na cabeceira do Aeroporto do Congonhas.

Terminada a sessão de fotos dentro da garagem, os participantes foram para a cabeceira do aeroporto de Congonhas para o registro da foto clássica do evento. Registro feito, todos retornaram ao local do início da atividade para finalizá-la (Term. Tietê). Ao ser indagado se haviam gostado da atividade, ouviu-se um uníssono “sim”. Há vários comentários positivos em nossos grupos de whats. Selecionamos um deles, porque é de um morador da região e usuário do serviço. “Neste sábado, conhecer a Pirajuçara foi uma experiência incrível, uma sensação muito boa, porque além de morar na região, ainda sou fã da empresa. Confesso que fiquei emocionado ao saber que a visita seria ali, um local que sempre quis conhecer de perto. Tudo ali foi maravilhoso, toda a atenção dada pelo motorista Ronaldo e demais representantes da empresa. Foi muito gratificante poder estar ali no lugar que sempre desejei estar mas nunca tive a oportunidade. Eu sou muito grato ao pessoal da Pirajuçara e ao Portal do Ônibus por ter me proporcionado este momento. Valeu mesmo!” – disse Eduardo de Oliveira.

28bbt pirajucara 02

Ronaldo teve o auxilio do motorista Márcio Alves (à esquerda) para manobrar os veículos.

28bbt pirajucara 04

A equipe do Portal do Ônibus agradece muitíssimo a todo pessoal da Pirajuçara (diretores, gerentes, RH, manutenção, treinamento, operadores) por tudo: pelo esforço, pelo empenho, por cada item que mereceu uma atenção especial para proporcionar aos visitantes um dia memorável. Tenham certeza de que cada detalhe preparado foi de grande valia e fundamental para ser avaliado por todos como um evento grandioso. Muito obrigado também (e sempre) a todos os participantes por construir conosco mais este capítulo na história do transporte.


Veja mais fotos:

28bbt pirajucara 07

28bbt pirajucara 15

28bbt pirajucara 16

28bbt pirajucara 35

28bbt pirajucara 30

28bbt pirajucara 29

28bbt pirajucara 20

28bbt pirajucara 32

28bbt pirajucara 36

28bbt pirajucara 28

CAIO Induscar Apache Vip | Mercedes-Benz OF-1722 M

28bbt pirajucara 40

Ciferal CitMax| Mercedes-Benz OF-1418

28bbt pirajucara 17

CAIO Induscar Foz II| Mercedes-Benz LO-916

28bbt pirajucara 39

CAIO Induscar Apache Vip II | Mercedes-Benz OF-1418

28bbt pirajucara 44

CAIO Induscar Apache Vip VI | Mercedes-Benz OF-1519

28bbt pirajucara 46

Comil Svelto V| Mercedes-Benz OF-1418

28bbt pirajucara 24

CAIO Induscar Apache Vip II| Volvo B270F

28bbt pirajucara 47

CAIO Induscar Apache Vip II| Mercedes-Benz OF-1721

28bbt pirajucara 45

CAIO Induscar Apache Vip III| Mercedes-Benz OF-1721

28bbt pirajucara 41

Comil Campione 3.25L | Volkswagen Volksbus 17.230 EOD

28bbt pirajucara 19

CAIO Induscar Solar | Mercedes-Benz OF-1721

28bbt pirajucara 18

Marcopolo Viaggio G7 900 | Volkswagen Volksbus 17.230 EOD

28bbt pirajucara 23

Comil Campione 3.25 | Mercedes-Benz OF-1724 L

28bbt pirajucara 27

Marcopolo Viale| Volkswagen Volksbus 17.230 EOD

28bbt pirajucara 38

Marcopolo Torino G6| Volkswagen Volksbus 17.230 EOD

28bbt pirajucara 21

Comil Svelto V | Mercedes-Benz OF-1724 L

28bbt pirajucara 37

CAIO Induscar Apache Vip II | Volkswagen Volksbus 17.230 EOD

28bbt pirajucara 34

CAIO Induscar Apache Vip II | Mercedes-Benz OF-1721

28bbt pirajucara 42

CAIO Induscar Apache Vip III | Mercedes-Benz OF-1721

28bbt pirajucara 43

CAIO Induscar Apache Vip IV| Mercedes-Benz OF-1724

28bbt pirajucara 25

CAIO Induscar Apache Vip IV| Mercedes-Benz OF-1724 L