FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

Viação Gatusa: Tradição, Qualidade e Investimentos Caminhando na Mesma Direção

BusBrasil Tour
Ferramenta
Tipografia
  • Menor Pequeno Medio Grande Maior
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

A 27ª edição do BusBrasil Tour promovida pelo Portal do Ônibus ocorreu em parceria com a Viação Gatusa e os convidados tiveram a oportunidade de conhecer as novas aquisições e sua qualidade na prestação de serviço.

27bbt gatusa 03
Texto: Juverci de Melo
Revisão: Dorival Nunes Bezerra

Fundada em 1965, a Viação Gatusa Transportes Urbanos é uma das três empresas mais antiga em operação na cidade de São Paulo e sempre manteve suas operações concentradas nas ligações dos bairros Santo Amaro, Chácara Santo Antônio, Berrini e Vila Olimpia ao centro da cidade.

27bbt gatusa 13

Na licitação do transporte coletivo feita pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transporte do Municipio de São Paulo, a Gatusa venceu o lote Estrutural 9 – detentor da concentração de 95% de suas operações.

27bbt gatusa 12

Ônibus do inicio dos anos 70 adquirido 0 km

Além de sua história e tradição, a Viação Gatusa destaca-se pela qualidade na prestação de serviço: há cinco anos consecutivos lidera o primeiro lugar no ranking do IQT (Índice de Qualidade do Transporte) da SPTrans (São Paulo Transporte), gerenciadora do sistema de transporte da capital.

27bbt gatusa 11

Frota operacional da Gatusa nos anos 80

Para os busólogos e especialistas de transporte que acompanham de perto as operações das empresas, a Gatusa é considerada uma empresa com sistema de “cooperativa” (as antigas cooperativas mantinham uma operação focada na aproximação e conquista dos usuários). Possui um grupo de coordenadores que trabalham em conjunto com a gerência, operação, planejamento e manutenção sempre focados em oferecer a melhor prestação de serviço com veículos limpos e menor intervalo entre as partidas.

27bbt gatusa 39

Articulado de 23 metros operando na linha 6291/10.

Um bom exemplo disso encontramos em uma de suas linhas,  a 6291/10 – Incoop Campo Limpo / Terminal Bandeira.  A operação desta linha pela empresa deu-se no inicio de 2003. Na ocasião, havia uma OSO (Ordem de Serviço Operacional) precária, com uma frota de apenas 8 carros e um índice de passageiros inferior a 6 mil por dia. Com os investimentos da Gatusa durante os anos, a linha cresceu e houve uma melhora muito significativa. Antes a linha era operada por ônibus básico de 12 metros e, hoje, por 15 articulados de 18 metros e 2 Padron de 13 metros. No horário de pico da manhã, é adicionado na frota um articulado de 23 metros como veículo extra para ofertar mais lugares aos usuários da linha. Os números mostraram por si só que o foco da empresa na qualidade e satisfação de seus clientes fez a demanda de passageiro subir dos 6 mil iniciais para 13 mil por dia.

27bbt gatusa 40

Após a Gatusa assumir a operação da 6291/10 a frota operacional subiu de 8 para 15 ônibus.

O Portal do Ônibus foi acompanhar de perto a operação dessa linha e constatou que o intervalo médio dos picos da manhã e tarde é de 8 minutos. Já no entre pico, de 11 minutos e nos finais de semana, em média de 15 minutos.

27bbt gatusa 20

Em virtude desta qualidade e toda sua trajetória histórica, a Viação Gatusa sempre foi uma das empresas mais sugeridas pelo grupo participante da BBT (BusBrasil Tour) para uma visitação. Como já explicado nos artigos anteriores, os convidados não têm noção de qual empresa irão visitar ou fazer um city tour. Tudo é sempre “um mistério” (criado pelos organizadores) e revelado apenas no momento do surgimento do veículo nas proximidades do terminal rodoviário Tietê.  

27bbt gatusa 19
Últimos retoques para saída do veículo.

Quando o veículo apareceu, os participantes ficaram fascinados e não acreditaram no que estavam vendo. Todos ali sabiam o quanto significava aquela visita (e o quanto tal oportunidade seria pouco ou nada provável em outra situação que não aquela). Ali estava o primeiro grupo de busólogos autorizado a entrar na garagem da Gatusa.

27bbt gatusa 05

Local de embarque nas proximidades do Term. Rod. Tietê.

Por volta das 09 horas, o grupo partiu para a garagem da Viação Gatusa - que também traz consigo uma história e progresso importante na cidade. A garagem atual pertencia à extinta CMTC (Companhia Municipal de Transporte Coletivo), nomeada de GSA (Garagem Santo Amaro). Após a desativação dos trólebus na zona sul e o fechamento da empresa Viação Eletrosul,  a Gatusa assumiu a garagem.

27bbt gatusa 24

Ao chegar à garagem, o instrutor Kleber levou todos para “coffee break” na sala de treinamento e fez uma apresentação. Logo depois, contou um pouco mais da história e algumas curiosidades sobre o local onde estavam.

27bbt gatusa 35

Encerrado o café , todos embarcaram novamente no ônibus e passaram pelo enorme galpão de manutenção, onde Kleber explicou os detalhes: “A CMTC possuía uma equipe de engenharia visionária, o projeto desse galpão foi elaborado em meados dos anos 80 e já previam valetas futurísticas, para comportar veículos grandes, projetada com entrada e saída sem necessitar fazer grandes manobras.”  

27bbt gatusa 22

A empresa reservou um local especial para a clássica sessão de fotos e separou um veículo de cada modelo para apresentação aos convidados.

Mais houve surpresa: além de um veículo de cada modelo, foram apresentados também os novos investimentos da Gatusa - a primeira renovação de frota após a assinatura dos contratos do novo sistema de transporte público de São Paulo.

27bbt gatusa 17

Momento da apresentação de um dos novos ônibus.

Ainda sem placas veiculares, foram apresentados os novos articulados de 18 metros, com chassis Mercedes-Benz O-500 UA e os novos Padron, com chassi MAN Volksbus 18.280 OTS. Todos com carroceria fabricada pela CAIO Induscar, do modelo Millennium IV, e atendendo às atuais especificações técnicas da SPTrans, isto é, equipados com itens como: - vidros selados, ar condicionado, tomadas USB, suspensão a ar, transmissão automática, piso baixo, rampas de acesso que facilitam o embarque e desembarques de pessoas com mobilidade reduzidas, box para cadeirantes e assentos especiais para pessoas com obesidades e acompanhadas com cão- -guia.

27bbt gatusa 33

No total serão 10 articulados, 36 Padron, todos modelos 2020 que substituirão os ônibus 2008. Parte da frota dos novos articulados já se encontra em operação nas linhas: 675N/10 – Terminal Santo Amaro / Metrô Ana Rosa;  5300/10 – Terminal Santo Amaro / Terminal Parque Dom Pedro II e 6200/10 – Terminal Santo Amaro / Terminal Bandeira.

27bbt gatusa 34

Outro destaque foi a escolha do operador que encantou ainda mais o evento. A equipe do Portal sugeriu o motorista António Carlos Veloso González, mais conhecido como Salaminho e a empresa acatou a sugestão.

27bbt gatusa 41

Salaminho da esquerda para direita.

Salaminho também é apaixonado por ônibus e, por isso, hoje, é motorista dessas gigantes máquinas. Ele  trabalha há mais de 20 anos como motorista profissional. Iniciou sua carreira no caminhão, depois foi motorista de ônibus no setor de turismo e hoje está prestes a completar 10 anos de Gatusa:

“Comecei minha carreira no caminhão, mas minha paixão era o ônibus e fui ter minha primeira oportunidade com eles na Turismo Santa Rita. Fiquei lá por 10 anos. Fui usuário da Gatusa por muito tempo, usava a linha 5121 – Santo Amaro / República para ir à escola e hoje estou prestes a completar 10 anos na empresa. A Gatusa é uma ótima empresa para se trabalhar. Gosto muito de trabalhar aqui e espero um dia poder me aposentar por aqui mesmo ” - disse Salaminho.

27bbt gatusa 10

Linha 5121 (Santo Amaro / República) que Salaminho utilizava para ir à escola.

Sempre com um sorriso no rosto e com uma preocupação enorme em manobrar os veículos na melhor posição para os busólogos clicarem, Salaminho teve uma grande satisfação em ser o operador escolhido pelo Portal do Ônibus.

27bbt gatusa 32

Participante pela primeira vez na BBT, o busólogo conhecido como Austin Cartter Lyeber se surpreendeu e ficou muito emocionado ao saber que Gatusa era empresa participante dessa edição: “Eu sou um grande fã da Viação Gatusa, não imaginei que seria ela. Passaram diversas outras empresas pela minha cabeça. Quando vi o Millennium IV na cor vinho se aproximando, pensei que seria outras empresas da área 7, mas quando eu olhei o prefixo e vi que as iniciais marcavam 7 6, aí fiquei surpreso. Eu não acreditei, confesso que me emocionei em saber que a empresa era a Gatusa.”

27bbt gatusa 04

Encerrada a visita, partiram para a zona norte para levar de volta os convidados, mas antes, não poderia faltar a clássica foto na cabeceira do Aeroporto de Congonhas.

A BusBrasil Tour tem a finalidade de mostrar o quanto empresas como a Gatusa se empenham em oferecer a melhor prestação de serviço e a busca pela excelência no atendimento do cliente.

27bbt gatusa 02

Desse modo, o Portal do Ônibus agradece à diretoria da Viação Gatusa pela oportunidade em conhecer toda sua infraestrutura, agradece especialmente ao supervisor operacional Luis Carlos e ao gerente, Rogério Santos pela confiança depositada e por acreditarem na seriedade de nossos eventos e também a todos os participantes que sempre nos prestigiam com sua presença  e ajudam o Portal do Ônibus a contar sempre mais uma história no meio do transporte.  Muitíssimo obrigado a todos!


 Veja mais fotos:

27bbt gatusa 15
27bbt gatusa 36
27bbt gatusa 37

CAIO Induscar Millennium II | Volkswagen Volksbus 17.260 EOT

27bbt gatusa 18

CAIO Induscar Millennium II | Volkswagen Volksbus 17.260 EOT

27bbt gatusa 23

CAIO Induscar Millennium III | Mercedes-Benz O-500 U

27bbt gatusa 16

CAIO Induscar Millennium III | Mercedes-Benz O-500 U

27bbt gatusa 38

CAIO Induscar Mondego HA | Mercedes-Benz O-500 UA

27bbt gatusa 29

CAIO Induscar Millennium BRT | Mercedes-Benz O-500 UA

27bbt gatusa 28

CAIO Induscar Millennium BRT | Mercedes-Benz O-500 UA

27bbt gatusa 26

CAIO Induscar Millennium BRT | Mercedes-Benz O-500 UA

27bbt gatusa 27

CAIO Induscar Millennium BRT | Mercedes-Benz O-500 UA

 
27bbt gatusa 30

CAIO Induscar Millennium BRT | Mercedes-Benz O-500 UDA

27bbt gatusa 09

CAIO Induscar Millennium BRT | Mercedes-Benz O-500 UDA

27bbt gatusa 25

CAIO Induscar Millennium BRT | Mercedes-Benz O-500 UDA

27bbt gatusa 06

CAIO Induscar Millennium IV | MAN Volksbus 18.280 OTS

27bbt gatusa 07

CAIO Induscar Millennium IV | MAN Volksbus 18.280 OTS

27bbt gatusa 08

CAIO Induscar Millennium IV | Mercedes-Benz O-500 UA

27bbt gatusa 21

CAIO Induscar Millennium IV | Mercedes-Benz O-500 UA

27bbt gatusa 14

CAIO Induscar Millennium IV | Mercedes-Benz O-500 UA