FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

21ª BusBrasil Tour: Um “Conto” de Natal

BusBrasil Tour
Ferramenta
Tipografia
  • Menor Pequeno Medio Grande Maior
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

O mês de dezembro passou, mas o último dia do ano, não é o último dia do tempo. Na verdade, o último dia do ano nos faz refletir e criar novas expectativas para todos os outros dias do novo tempo.  E não é se desfazendo de tudo o que foi, que se constrói tudo o que virá. Considerar as falhas como possibilidades para aprendizagem e evolução e aperfeiçoar o que deu certo no anterior são algumas receitas que podem fazer nossos fardos ficarem mais brandos nesta nova trajetória.

Texto: Dorival Nunes Bezerra

21bbt sambaiba breda 25

Evento Natal Iluminado da SPTrans

Sonhos, esperanças, novos desejos são as válvulas que impulsionarão a nossa máquina humana em busca de novas conquistas.  E como o sonho e/ou desejo nos instigam à ação, retomaremos aqui o assunto de uma das figuras que esteve em evidência no mês passado e que reativou (conforme depoimentos de alguns motoristas) sonhos e estimulou a esperança para um novo ciclo: a figura do Papai Noel!

21bbt sambaiba breda 26

Sambaíba foi pioneira na cidade de São Paulo a ter o ônibus iluminado

No último dia 21 de dezembro, o Portal do Ônibus exibiu uma matéria Intitulada “Natal: uma magia em movimento” cujo tema era “Natal Iluminado”, um passeio criado, em 2014,  pela SPTrans em parceria com a SPUrbanuss para explorar o tema do natal e evidenciar a tradicional Árvore de Natal do Ibirapuera. O texto versava um pouco sobre o Natal, sua representatividade simbólica e também a respeito da figura do Papai Noel. Foi evidenciado este último elemento que o site fez uma entrevista com alguns motoristas (fantasiados de Noel) e contou um pouco do cotidiano de cada um deles durante esta vivência. Como foi explicitado no texto em questão, alegria, emoção e o respeito do usuário a partir do novo olhar são alguns dos itens que marcaram a vida destes operadores durante este período (para maiores informações, verifique o texto original no portal).  O mês do Papai Noel passou, mas a gratidão a todos estes operadores será eterna.

21bbt sambaiba breda 28

Luiz Ricardo da Silva foi o primeiro motorista a vestir a fantasia de Papai Noel na Sambaíba

Davi Bruno da Costa, um dos acionistas da Norte Buss, curtiu muito ter vivido a experiência. Ano passado foi a 3ª vez que ele se fantasiou de Noel. Disse sentir muito quando chega o último dia do evento, devido à magia que se perde, quando passa esta época. Foi com base neste sentimento que ele teve uma ideia: pensou em reunir todos ou a maioria dos Noeis para comemorar o que viveram em dezembro. Davi já conhecia a BusBrasil Tour (evento frequentemente realizado pelo Portal),  através de outras edições em algumas empresas (Tupi, Santa Brígida, Campo Belo, Benfica, pra citar algumas).Como não queria limitar-se a fazer uma simples comemoração, decidiu falar com Juverci,  o principal responsável pelo Portal do Ônibus e verificar com ele se havia a possibilidade de fazer uma BusBrasil Tour,  porém, em caráter Especial, com este público específico.

21bbt sambaiba breda 17

Da direita para esquerda, Davi, Emerson, Dorival, Juverci e Giba 

Ao analisar o teor da proposta, o Juverci teve a ideia de fazer uma BusBrasil Tour, mas com uma conotação um pouco diferente: como todas as pessoas já trabalhavam diariamente no sistema de transporte, promover um passeio de ônibus não seria uma atividade tão gratificante. Foi aí que o Juverci decidiu entrar com contato com o Museu Nacional do Transporte (uma sugestão antiga de um amigo e admirador do Portal) e conseguiu agendar uma visita. Visita agendada, ele reuniu os membros do Portal e, depois de uma discussão de possibilidades, surgiu uma que nos pareceu bem viável.

21bbt sambaiba breda 22

Entrada do Museu Nacional do Transporte criado pelo Grupo Comporte

A forma encontrada pelo Portal do Ônibus para “agradecer e reconhecer” a todo este trabalho, foi, invertendo a ordem das coisas, dar “um presente” para os Noeis. Usando o ônibus e sua história como pano de fundo, num cenário magnífico ofertado pelo Museu do Transporte, em São Bernardo do Campo, a proposta era reunir todos estes profissionais e seus familiares. Em virtude de tabelas de folgas, férias, questões operacionais de algumas empresas, nem todos os colaboradores puderam comparecer, mas como já havia toda uma logística do pessoal do museu para a atividade combinada com antecedência (considerando a quantidade de pessoas que anunciamos e que não poderia comparecer - os organizadores já sabiam do café especial para os visitantes), o Portal acabou fazendo, de última hora, o convite para outras pessoas (e conseguiu com certa dificuldade, porque foi muito em cima e algumas precisavam de tempo para se adequar ao dia e horário) e assim o público que era específico, ficou diversificado.  De qualquer forma, a essência da atividade ficou mantida e a pauta seguiu conforme o combinado na organização.

21bbt sambaiba breda 05

Ônibus com efeites nalinos disponilibizado pela Sambaíba para o transporte dos Noéis e convidados.

21bbt sambaiba breda 04

Ao entrar em contato com o José Alfredo Filho, gerente geral da Sambaíba Transportes Urbanos, com o objetivo de convidar seus colaboradores para participar do evento, fomos surpreendidos pela oferta de um dos ônibus com enfeites natalino para fazer o transporte dos Noéis. O início da atividade se deu nas intermediações do Terminal Rodoviário Tietê. Os participantes foram até São Bernardo do Campo, onde já estavam sendo aguardados pelo pessoal do Museu.

21bbt sambaiba breda 21

Dorival Nunes Bezerra ministrou a palestra para homenagear os Noéis.

O presente se deu de duas formas: o 1º. uma palestra ministrada por Dorival, um dos membros do Portal, que explicitou um pouco as atividades do site e, em seguida, contou e mostrou slides de toda história do “passeio natalino” desde seu início (em 2011, com a Sambaíba) até o mais recente, organizado pela SPTrans com toda uma logística especial para garantir a realização do evento, que já se tornou tradição na cidade. À medida que ia exibindo o teor dos slides com fotos das empresas e de seus operadores, o apresentador fazia um breve relato da experiência vivida por cada um dos Noeis durante este período. Foi mostrado material, registrado no Pacaembu, quando os membros da equipe estiveram por lá, realizando a cobertura do evento. Ao declarar encerrada esta fase, a palavra e o comando da atividade foram passados para o Sr Cecílio Souza, responsável pelo Museu e que atua no grupo desde 1987.

21bbt sambaiba breda 06

Sr. Cecílio ao lado dos motoristas do Grupo Comporte elogia a atitude pioneira do Portal do Ônibus em homenagear aqueles que transportam as pessoas para seus destinos e raramente são reconhecidos

 O Sr Cecílio se apresentou e contou um pouco de sua trajetória e da história do Museu do Transporte, de como se deu a ideia de criá-lo (a partir de um sonho do Sr Joaquim Constantino, em 2001) e que o projeto deveria ficar pronto em seis meses, mas ressaltou que ainda hoje, 2019, o museu não está totalmente concluído. Disse que há projetos, inclusive, para ampliá-lo física e estruturalmente.  Cecílio disse que ficou muito feliz com a ideia de homenagear os motoristas (profissionais poucos valorizados no cotidiano) e decidiu, segundo ele, “pegar uma carona” na festa, trazendo também alguns operadores do grupo Comporte, para representar os Noeis que estiveram à frente de ônibus rodoviários. Após esta explicação, iniciou-se, então, a 2ª. fase da proposta.

21bbt sambaiba breda 24

21bbt sambaiba breda 13

21bbt sambaiba breda 14

Os visitantes ficaram deslumbrados pela palestra.

A 2ª parte da homenagem era conhecer e usufruir das dependências e de todo material exposto no Museu. Os participantes puderam visitar e apreciar cada espaço e fazer os mais variados registros do acervo impresso, além de entrar e analisar os detalhes de cada veículo ali exposto. Não há palavras para registrar a satisfação e o brilho no olhar de cada participante diante da riqueza daquele acervo histórico. Deslumbramento, talvez, defina.

21bbt sambaiba breda 20

Motoristas e Cobradores que vestiram a fantasia de Noel nos ônibus de São Paulo e do Grupo Comporte

O Museu reúne um acervo histórico grandioso. A diversidade de materiais de diferentes épocas impressiona. Cada item ali colocado conta um pouco da luta e da evolução do transporte ao longo do tempo. Os registros são os mais variados possíveis: Ônibus (desde a jardineira), caminhões, carros, fotos, livros, revistas, quadros, validadores, bilhetes, passagens, painéis contando um pouco da história das conquistas, equipamentos eletroeletrônicos diversos, miniaturas de empresas do grupo (e também de caminhões e aviões), enfim, uma infinidade de materiais de qualidade e numa quantidade tão grande que faz um dia ser pouco para contemplar toda aquela preciosidade.

21bbt sambaiba breda 08

Depois de mais de 3 horas no local, a atividade foi encerrada. O Portal do Ônibus espera ter alcançado o objetivo inicial: prestar esta singela homenagem como forma de agradecimento e reconhecimento pela experiência e pelas histórias de vida que ficaram(rão) registradas em cada um que vivenciou a experiência de ser Noel um por tempo.

 

Veja mais fotos:

21bbt sambaiba breda 02

21bbt sambaiba breda 15

21bbt sambaiba breda 16

21bbt sambaiba breda 19

21bbt sambaiba breda 18

21bbt sambaiba breda 30

21bbt sambaiba breda 31

21bbt sambaiba breda 32

21bbt sambaiba breda 33

21bbt sambaiba breda 42

21bbt sambaiba breda 41

21bbt sambaiba breda 44

21bbt sambaiba breda 45

21bbt sambaiba breda 58

21bbt sambaiba breda 56

21bbt sambaiba breda 40

21bbt sambaiba breda 39

21bbt sambaiba breda 38

21bbt sambaiba breda 37

21bbt sambaiba breda 46

21bbt sambaiba breda 57

21bbt sambaiba breda 54

21bbt sambaiba breda 53

21bbt sambaiba breda 55

21bbt sambaiba breda 43

21bbt sambaiba breda 09

21bbt sambaiba breda 08

21bbt sambaiba breda 47

21bbt sambaiba breda 10

21bbt sambaiba breda 11

21bbt sambaiba breda 07

21bbt sambaiba breda 59

21bbt sambaiba breda 34

21bbt sambaiba breda 35

21bbt sambaiba breda 36

21bbt sambaiba breda 60

21bbt sambaiba breda 48

21bbt sambaiba breda 49

21bbt sambaiba breda 50

21bbt sambaiba breda 51

21bbt sambaiba breda 52