FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

19ª BusBrasil Tour: O Biarticulado 7 2075 da Viação Campo Belo se Destacou pelas Ruas e Avenidas da Cidade

BusBrasil Tour
Ferramenta
Tipografia
  • Menor Pequeno Medio Grande Maior
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

Sábado, dia 11 de agosto de 2018, aconteceu mais uma edição da BusBrasil Tour, um evento que, organizado e realizado pelos mesmos responsáveis da BusBrasil Fest, vem ganhando notoriedade devido ao destaque que dá a uma determinada empresa, a partir de uma visita técnica e/ou city tour. Desta vez, a empresa contemplada foi a Viação Campo Belo. Uma empresa que pertence ao Grupo Ruas que atua cidade de São Paulo desde os anos 60. Atualmente faz parte do Consórcio 7, concessionária da Área 7 que opera o transporte coletivo na região sudoeste da capital paulista.

19bbt 07

7 2075 em operação antes da reforma realizada pela empresa feita exclusivamente para participar do BBT

O evento contou com a presença de 55 participantes, a maioria deles com alguma relação com o ônibus quer de modo profissional quer como admiradores (busólogos, historiadores, pesquisadores). O veículo utilizado foi o carro 7 2075, biarticulado, o primeiro Millennium BRT Topbus com chassi Volvo B360S com piso baixo total, vale ressaltar que esse foi o primeiro BRT produzido pela CAIO Induscar, por esse motivo foi o escolhido pela equipe do Portal do Ônibus e recebeu uma atenção toda especial por parte da empresa desde manutenção, pintura (vide detalhes nas fotos a seguir), reprogramação de letreiro, tudo para que houvesse uma demonstração detalhada do veículo e de sua importância dentro do sistema.

19bbt 06

Primeira sessão de fotos, exclusiva com a equipe do Portal do Ônibus no cartão postal da cidade, a Ponte Estaiada sobre o Rio Pinheiros

O início da atividade se deu no portão da garagem de onde alguns coordenadores da visita, juntamente com o motorista e anfitrião Valdecir do Prado, mais conhecido como Val Prado partiu partiram para as primeiras rotas a serem cumpridas. Há que se ressaltar aqui o profissionalismo desta pessoa que conduziu todo o percurso e suas devidas paradas com responsabilidade, segurança e muita cordialidade.

19bbt 04

Primeira parada do city tour, em frente ao Term. Vila Nova Cachoeirinha

Finalmente, algum tempo depois, o veículo encostou para acolher a maioria dos participantes que aguardavam ansiosamente pela sua chegada. Uma das vertentes do pessoal da organização é manter um certo mistério em relação a algum item (empresa ou veículo) e desta vez foi mantida em sigilo a reforma e caracterização originais que o veículo recebeu, detalhes que foram sugeridos pela maioria dos participantes. Boa parte dos inscritos não sabia que veículo estava com suas características originais de quando foi lançado. A cara de espanto de alguns foi inevitável.  Era impossível não observar os detalhes de cada cuidado que a empresa teve antes de disponibilizar o veículo para o tour. É evidente que vários itens chamaram a atenção do público, mas a máscara negra, certamente, foi a vencedora deste quesito. Depois de várias fotos ali, nas imediações da saída dos ônibus no Terminal Rodoviário Tietê, começou o passeio.

19bbt 08

Foto oficial dos participantes na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu

Em todas as BBTs acontece algo inusitado. É como se isso já tivesse virado uma marca nestes eventos e desta vez não foi diferente. O itinerário, a partir dali, foi o inusitado e, com certeza, o que mais colocou a Campo Belo em evidência. À medida que o veículo avançava no trajeto, na zona norte, despertava a atenção das pessoas nas calçadas, casas, comércio em geral e pontos de ônibus. Expressões e olhares “assustados e atentos” de motoristas de ônibus de outras empresas também foram percebidos. Difícil explicar a natureza daqueles olhares. O que será que queriam indagar? Era um ônibus diferente, sem dúvida, mas o que chamava mais a atenção? O fato dele ser biarticulado ou o fato de haver “uma cor vinho” numa área predominante “azul”?  Era fácil perceber que os movimentos labiais se referiam a presença daquele veículo “naquele território”. Ele chamou tanto a atenção que pessoas que não têm ligação com o transporte, chegaram a fotografá-lo usando o celular. Realmente, ele ganhou notoriedade! A parada em frente ao terminal Vila Nova Cachoeirinha, então, o fez ganhar mais ainda visibilidade. Pra se ter uma ideia, teve gente que chegou a embarcar no veículo, porque havia participantes do evento dentro e estas pessoas acharam que o carro estivesse fazendo linha. Sem dúvida nenhuma, em cada ponto por onde passou, chamou a atenção das pessoas ao redor. No Pacaembu, por exemplo, foi filmado por um drone de uma pessoa que estava sentada nas imediações do estádio e, ao ver tanta gente fotografando o ônibus, sem nem perguntar o motivo, decidiu participar do registro também.

19bbt 03

Parada na cabeceira da pista do Aeroporto de Congonhas

Diante dos registros expostos, não há dúvida de que foi um grande momento para evidenciar a empresa. Desta forma, queremos aqui, pois, agradecer aos responsáveis pela liberação do veículo, pelos colaboradores que foram extremamente profissionais e, sobretudo, aos participantes que sempre nos prestigiam e que garantem, com suas presenças, o sucesso destes eventos. Nosso muitíssimo obrigado a todos!

Veja mais fotos:

19bbt 09

Busologos se posicionam e escolhem o melhor ângulo para tirar foto do 7 2075

19bbt 10

Parque do Ibirapuera, em frente ao Monumento dos Bandeirantes

19bbt 11

Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu