FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

BusBrasil Fest - Edição Campinas

BusBrasil Fest
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

E neste final de semana acontece a 16ª edição da BusBrasil Fest (BBF), a exposição que busca promover uma reflexão a partir da história do transporte, utilizando o próprio ônibus, para mostrar sua evolução e evidenciar todas as transformações pelas quais passou este modal tão importante na vida urbana. Através dos veículos expostos, será possível comparar modelos e analisar tecnologias aplicadas em design, conforto e segurança, ao longo do tempo. A eletromobilidade terá destaque nesta edição marcando parte do processo evolutivo.

16bbf 03
Além de apresentar toda a evolução do modal, é possível ainda resgatar memórias e lembranças de pessoas que de alguma maneira tiveram algum elo com este meio de transporte, seja na forma de usuário, seja como profissional. Rever amigos, apreciar arquivos de fotos antigas e aprender com as histórias dos colecionadores veteranos, avaliar tendências, sistemas, veículos, são algumas das possibilidades deste que não é mais exclusivamente um evento voltado para o público especializado em transporte.

16bbf 04

O usuário comum também poderá ver, comparar, usufruir, avaliar todo investimento aplicado para que o ônibus lhe garanta qualidade e conforto durante sua viagem. Nós, da organização, acreditamos que toda esta gama de conhecimento poderá fazer o usuário olhar de forma diferente para o ônibus. A intenção é que ele aprenda a valorizar, a respeitar, a zelar por aquilo que faz parte de seu cotidiano.

16bbf 05

O evento será realizado na Pedreira do Chapadão, parque localizado em Campinas, no bairro de mesmo nome da Pedreira, contando com estrutura já conhecida: sanitários, praça de Alimentação com quiosques, foodtrucks e principalmente os veículos expostos. A Pedreira do Chapadão possui uma excelente estrutura propícia a passeios em família, com Lago com Patos, uma linda cascata, playground para as crianças e área de piquenique. Esta é a 4ª vez que acontece na cidade campineira. O local já sediou outras edições da BBF: a 6ª edição, em outubro de 2007, a 8ª, em julho de 2008 e a 9ª em outubro de 2009.

16bbf 06

Quem participou da 15ª edição da BBF no final do ano passado, na praça Charles Miller, deve se lembrar que algumas pessoas foram homenageadas e premiadas por seu comprometimento na preservação de alguns veículos históricos. Graças a estas pessoas que conservam verdadeiras relíquias do passado, temos a oportunidade de trazer de volta estes veículos para as novas gerações vejam de perto como era o transporte coletivo numa dada época. Foi pensando em valorizar esta iniciativa, principalmente por considerar não ser fácil manter um veículo histórico praticamente original, que o Portal do Ônibus (responsável pela produção e realização da exposição) criou a premiação Angelita de Melo e condecorou alguns dos participantes da edição ofertando-lhes o troféu Portal do Tempo. Uma boa parte dos troféus foi entregue durante a realização do evento.

Seguindo esta linha de destacar ícones do transporte pela preservação, a 16ª edição homenageará o sr Antônio Augusto dos Santos (in memorian), um pioneiro do setor de transportes de Campinas. Ele esteve à frente da administração do grupo Caprioli por várias décadas e foi um grande apaixonado pelo setor, além de ser um dos maiores colecionadores de ônibus antigos do Brasil, responsável, inclusive, pela restauração de vários modelos que marcaram épocas diferentes na história do transporte da Caprioli e de Campinas.

16bbf 08

Por se tratar de local fechado, haverá uma peculiaridade: esta exposição será realizada em dois dias (27 e 28/08). O objetivo é disponibilizar mais opções de horários de participação para visitantes e expositores. Assim como era feito nas primeiras edições da exposição (quando ocorria na garagem da Expresso Redenção na zona norte de São Paulo), o ingresso para entrada será 1 kg de alimento não perecível. A exposição estará aberta para o público no sábado das 10h às 17h e, no domingo, das 9 às 16h.

16bbf 07

A 16ª BusBrasil Fest está sendo realizada pelo Portal do Ônibus e Portal da Mobilidade, com patrocínio da BYD, Transdata, EDS e CAIO Induscar e também com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, através das Secretárias de Turismo e Transportes, da Lirabus e VB Transportes.

Breve histórico da BusBrasil Fest

16bbf 09

A BBF começou muito modestamente dentro de uma garagem de ônibus de fretamento (na Expresso Redenção, situada na zona norte de São Paulo), com uma proposta de exposição para um público voltado exclusivamente para o mundo do ônibus (busólogos, entusiastas, colecionadores, pesquisadores do transporte e afins). A 1ª edição, que aconteceu em dezembro de 2001, contou com a presença de 11 veículos. O sucesso da edição já apontava o caminho que começa a ser traçado a partir dali. Na 2ª, já houve um aumento bastante significativo. O número de veículos presentes mais que dobrou em relação à edição anterior. Foram expostos 25 ônibus. Acompanhe na tabela abaixo, as edições e seus respectivos números.

16bbf 12

Na 3ª, houve uma edição especial de apenas ônibus antigos. 

16bbf 10

Percebeu que a partir da 11ª edição os números cresceram sobremaneira? Pois é. Isso se deve à visibilidade dada ao evento a partir do momento que ele passou a acontecer na praça Charles Miller, no Pacaembu, com o apoio da Secretaria de Mobilidade e Transporte da cidade de São Paulo.

16bbf 11

Bom destacar que não é prerrogativa da BBF (nem nunca foi) superar os números de veículos apresentados em edições anteriores. Por isso as oscilações numéricas. Os veículos expostos são sugeridos à empresa pela equipe organizadora, a partir de uma característica particular do veículo (seja ela exclusiva, ou a que há em menor número dentro da empresa, no chassi, na carroceria, enfim...).

De qualquer modo, os números mostram que a BUSBRASIL FEST além de ser uma excelente plataforma para divulgação de sua marca é também uma grande oportunidade de se aprender sobre a história, os investimentos e as tendências no transporte coletivo.