FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

A Gigante do Lado Norte: Sambaíba Impõe Respeito com seu Tamanho

BusBrasil Fest
Ferramenta
Tipografia
  • Menor Pequeno Medio Grande Maior
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

No último dia 31 de Outubro, as equipes Portal do Ônibus e Portal da Mobilidade estiveram na sede Fernão Dias da Sambaíba Transportes Urbanos, operadora-líder da Área 2 – Norte do sistema de transportes sobre pneus de São Paulo, capital. Recebidas com cordialidade corriqueira dos funcionários da Sambaíba, as equipes entregaram as honrarias pela participação na 10ª e 11ª edição da BusBrasil Fest. Fora isso, houve um breve bate-papo sobre a operação e história da companhia e instalações da garagem, que é considerada uma das mais modernas da cidade. A participação da empresa na 12ª BusBrasil Fest também foi discutida.

11bbf sambaiba 10

Em 2017 a Sambaíba esteve presente nas 10ª e 11ª edições da BBF e fez sucesso com seus veículos expostos. Fora essa ultima participação, ainda esteve presente nas edições de 2003 e 2004.

11bbf sambaiba 04

Primeira participação da Sambaíba na 2ª edição da BBF em 2003

Em 2003, na ocasião, a empresa expôs um veículo de carroceria Engerauto, único componente de sua frota e veículo raro nas operações da cidade de São Paulo, ainda com a pintura da municipalização. O veículo fez sucesso instantâneo. Expôs também um Marcopolo Torino GV II, recém adquirido pela companhia, já com a atual padronização do sistema Interligado, à época um embrião tomando forma.

11bbf sambaiba 03

Também em 2003 na 2ª edição da BBF, a Sambaíba expôs um dos mais recentes ônibus adquiridos na época com a nova padronização do sistema interligado

Em 2004 expôs um veículo de rara beleza, um protótipo da montadora Mercedes-Benz, encarroçado com o modelo Busscar Urbanus 95, sobre chassis OF 1417, mostrando ousadia ao oferecer veículos com melhores tecnologias aos seus colaboradores e população, pois tratava-se de um veículo já com motorização eletrônica (Padrão Euro III).

11bbf sambaiba 05

Na 4ª edição da BBF em 2004 a Sambaíba expôs o 2 2333, trata-se do único OF-1417 com a carroceria Busscar Urbanus - 95 na empresa 

A Sambaíba tem como padrão o investimento em tecnologia: em 2003 adquiriu um veículo modelo Marcopolo Viale e alguns micro-ônibus Marcopolo Sênior e CAIO Piccolo com ar condicionado (quando essa norma não era uma exigência).

Marcopolo Viale com Ar Condicionado adquirido em 2003

Prova disso é a aquisição do mais novo articulado BRT piso baixo total, encarroçado sobre chassis Volvo, considerada a montadora com melhores itens de segurança viária do Mundo. Esse veículo, nessa configuração, é o único modelo presente na cidade, e em especial estará presente na 12ª BusBrasil Fest e você poderá conhece-lo de perto.

11bbf sambaiba 06

Novo Articulado BRT da Sambaíba com chassi Volvo B360S

A participação em 2017, na 10ª edição, foi marcada por um motivo especial: foram expostos dois veículos restaurados pela empresa após sofrerem queimadas em atos de vandalismo. O intuito da empresa em demonstrar isso à população era de gerar comoção e conscientização da mesma sobre o uso consciente e responsável do patrimônio publico e privado. Afinal, ônibus queimados não geram prejuízo apenas ao frotista, mas também a todos os usuários que perdem opções de veículos operantes.

11bbf sambaiba 14

O veículo 2 2899 foi totalmente reformado recebendo uma nova carroceria do modelo Millennium III

Apesar dos veículos, antes de queimados, serem básicos e com padronização antiga, um deles (2 2450) foi reencarroçado dentro das novas normas técnicas da SPTrans, recebendo itens de tecnologia e conforto que atendem as novas diretrizes, como ar condicionado digital, tomadas USB e Wi-Fi.

11bbf sambaiba 07

O 2 2450 também reformado após ser incendiado, recebeu novos itens de conforto como ar condicionado, vidros colados e wi-fi

 A Sambaíba conta hoje com 1.239 veículos, operando 103 linhas regulares diurnas e 19 linhas noturnas, transportando uma média de 750 mil passageiros diariamente e percorrendo 6.412.113 km mensal. Opera também o serviço Atende (sistema de transporte especial para portadores de necessidade da Prefeitura de São Paulo), com 46 vans. Possui as certificações ISO 9001 e ISO 14001. Toda essa estrutura é dividida em 4 garagens na zona norte paulistana e é operada por 5.500 colaboradores. Fora isso, a Sambaíba opera o Circular Turismo, serviço da prefeitura de São Paulo que liga os pontos turísticos da capital paulista com veículos preparados para passeios especiais. Para esse serviço, a Sambaíba conta com um veículo raro, um Double Decker com características de veículo urbano, sob modelo Marcopolo Viale DD Sunny e encaroçado sobre chassis Volvo. Esses impressionantes números reforçam a idéia de que a Sambaíba é um gigante. E é mesmo.

11bbf sambaiba 16

O ônibus de dois andares da Sambaíba do serviço Turismo é sustentável, possui tecnologia hibrida

Portanto, não deixe de conferir um pouco dessa grandeza, e o porquê da Sambaíba ter se tornado uma das empresas mais conhecidas do transporte urbano do Brasil. Tudo isso no dia 25 de Novembro, no Pacaembu, das 10h às 17h. Te esperamos lá na BusBrasil Fest.

Veja mais fotos:

11bbf sambaiba 13

Busscar Urbanuss Pluss, Mercedes-Benz OF-1722 M presente na 11ª BBF

11bbf sambaiba 12

CAIO Induscar Millennium II com chassi Mercedes-Benz O-500 MA, a empresa tem poucas unidades nessa configuração