FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

SPTrans e BBF: Números que Surpreendem

BusBrasil Fest
Ferramenta
Tipografia
  • Menor Pequeno Medio Grande Maior
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

As equipes do Portal do Ônibus e Portal da Mobilidade estiveram na última quarta-feira (24) no gabinete da presidência da São Paulo Transporte, a SPTrans. O objetivo da visita foi o de entregar as honrarias de participação e apoio institucional da gestora na 11ª BBF ao parceiro e amigo Paulo Cézar Shingai, atual presidente do órgão. Como de praxe, a recepção foi calorosa, e pudemos, além de cumprir os protocolos de entrega, bater um papo descontraído e captar alguns números importantes sobre as operações desse gigante do transporte.

11bbf sptrans 05

SPTrans fez a e entrega de novos ônibus da Express na 11ª BBF

Se você se surpreendeu com os números apresentados na 11ª BBF, como a exposição de 140 veículos e mais de 15.000 visitantes, atrás da variedade de modelos e anos de fabricação expostos, irá se surpreender mais ainda com os números da SPTrans, que mostraremos abaixo:

SPTrans em números.

Coordena a operação de:

  • 14,5 mil veículos;
  • 94% da frota são acessíveis;
  • 1,3 mil linhas municipais diurnas;
  • 150 linhas municipais noturnas;
  • 200 mil viagens diárias;
  • 3 milhões de km rodados diariamente;
  • 10 milhões de passageiros transportados diariamente;
  • 29 terminais de transferência;
  • 20 mil pontos de paradas;
  • 15 milhões de bilhetes ativos;
  • 2 mil profissionais de transporte (contratados pela própria);
  • 58 mil profissionais de transporte (empresas concessionárias e permissionárias);

11bbf sptrans 06

Membros da organização da BBF entregam homenagens ao Presidente Paulo Cézar Shingai pela participaração da SPTrans no evento

“A SPTrans é a gestora de um dos maiores sistemas de transporte coletivo do mundo, fazemos parte da história do transporte e somos responsáveis pelo futuro desse sistema.  A presença da SPTrans reforça o  orgulho que temos do nosso trabalho e do desejo de estar cada vez mais perto das pessoas que usam e admiram o sistema por ônibus. Nosso trabalho é promover o deslocamento de pessoas, entender as suas necessidades e oferecer um serviço com qualidade, eficiência e segurança.”, diz Shingai, que tem a honrosa e difícil missão de presidir esse monstro (no bom sentido) do transporte público do país. A SPTrans é uma gestora modelo para o Brasil, com métricas e normas técnicas rigorosíssimas, que passam desde a configuração de seus veículos até os mínimos padrões de comportamento dos operadores. Muitas gestoras de outras cidades nacionais e internacionais seguem claramente padrões impostos pela SPTrans.

11bbf sptrans 02

A SPTrans montou um Stand para interagir com o público presente

É importante frisar que para a organização da BusBrasil Fest, a participação da SPTrans é essencial devido à sua grandeza, e de suma importância, levando em consideração todo o apoio institucional e operacional a nós ofertado. Um evento dessa natureza ficaria desfalcado sem a presença de um expoente no quesito gestão de transporte.

11bbf sptrans 04

O veículo ACF Brill de 1948 preservado pela SPTrans fez parte da primeira frota de trólebus do país

 Shingai continua: “As nossas expectativas aumentam a cada ano. Queremos sempre levar boas notícias, curiosidades sobre o sistema, um atendimento humanizado e estar cada vez mais próximo das pessoas. Neste ano não será diferente. Estamos caminhando para uma renovação histórica da frota, investindo em um novo e mais moderno Posto de Atendimento do Bilhete Único e tornando o nosso site acessível e responsivo. Queremos interagir cada vez mais com as pessoas.”. Vale frisar que a atual gestão da SPTrans comandou a troca de mais de 2000 veículos e também a renovação de 158 veículos da frota de fiscalização, que começou a operar nesse semestre, e com novidades como Giroflex e sirene de orientação de tráfego, que facilitam o deslocamento das viaturas da SPTrans para ocorrências envolvendo os ônibus da capital. A frota foi incrementada também com motos.

11bbf sptrans 03

Também preservado pela SPTrans, esse veículo foi fabricado pela CMTC e batizado de Monika

Nossa expectativa para a participação da SPTrans na 12ª BBF é a melhor possível: essa edição já deve superar a anterior em número de veículos expostos e visitantes, e a SPTrans colabora com todo o suporte técnico e operacional para que o evento seja realizado. Está prevista a exposição de mais de 40 veículos apenas do sistema, com veículos inéditos que fizeram parte do transporte coletivo da cidade e veículos de operação rotineira. Também é prevista a apresentação de veículos zero km e a criação de uma ligação especial no dia do evento (a ser divulgada) entre a Praça Charles Muller e o Museu do Transporte Público Gaetano Ferolla, administrado também pela SPTrans. Dessa forma, completa-se o ciclo que dá slogan ao evento: o ciclo da evolução do transporte coletivo.

11bbf sptrans 08

Além dos ônibus antigos também foram exposto ônibus modernos como esse super-articulado com ar condicionado

Não perca no dia 25 de Novembro de 2018, na Praça Charles Muller (Pacaembu), São Paulo/SP, das 10h às 17h, a maior exposição de ônibus antigos e novos da América Latina: a 12ª BusBrasil Fest bate à porta, e você não pode perder.