FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

Um Modelo de Realeza no Transporte: O Sangue Azul da Del Rey

BusBrasil Fest
Ferramenta
Tipografia
  • Menor Pequeno Medio Grande Maior
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

As equipes do Portal do ônibus e Portal da Mobilidade estiveram nesta última quarta-feira (24) na garagem da Del Rey Transportes, na cidade de Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo. O objetivo da visita era de entregar as homenagens pela participação da empresa nas 10ª e 11ª edições da BusBrasil Fest. Mas o que vimos quando chegamos foi algo de se impressionar: um modelo de empresa de transporte personificado em Carapicuíba.

delrey 17

Fomos recepcionados pelo encarregado do Departamento de Manutenção, Ronaldo Guilherme, que nos levou à conhecer um pouco mais sobre a empresa e fez questão de esmiuçar seus detalhes  e o que a torna esse modelo. Alguns itens são básicos, mas esquecidos por maioria das empresas do ramo, como a limpeza diária do departamento de mecânica, funilaria e áreas de descarte, organização dos insumos e áreas comuns, identificação de processos, limpeza fina regular de seus veículos e um dado impressionante: a empresa possui 160 ônibus e faz a manutenção preventiva de toda a frota num ciclo de até 8 dias. O resultado disso é uma operação eficiente com 99% de cumprimento de partidas programadas e uma média de 1,5 veículos quebrados por semana.

delrey 06

Setor de manutenção sempre organizado

delrey 18

A limpeza do setor é feita diariamente

O entendimento de absorção das informações do processo também é amplo dentre os colaboradores. A Del Rey opera como uma família, que unida mantem a empresa funcionando com excelência e compreende que a não execução correta de sua função primária acarreta num efeito dominó, prejudicando o andamento do processo como um todo. É a verdadeira “família real” do transporte de Carapicuíba.

delrey 03

Área de descartes de resíduos, sempre limpo e organizado.

Uma nota de rodapé especial vai para o setor que mais nos impressionou: o setor de descartes e coleta de resíduos. Independente do ramo de atuação de uma empresa, esse setor sempre nos remete  a um local sujo e desorganizado, muito por ser a “rabeira” do processo de utilização de insumos. A Del Rey trata esse setor como deve ser tratado: de forma limpa, organizada e com seu devido valor respeitado no processo geral e o meio ambiente.

delrey 09

delrey 08

A limpeza fina na Del Rey é surpreendente, é feito a desmonstagem do veículo para executar o serviço.

Fora esses zelos importantes, porém incomuns, a Del Rey conta com uma frota limpa e bem cuidada. Todo veículo que dá entrada na garagem da empresa passa por um processo cuidadoso de limpeza e, diariamente, 4 veículos da frota são destacados para passar pela “limpeza fina”, um processo de limpeza minucioso, que contempla, inclusive, o desmonte de partes da carroceria, evitando o acumulo de fungos e bactérias que surgem na poeira e sujeira, típicos em ônibus urbanos, e dando ao veículo imunidade maior contra pragas urbanas, como baratas.

delrey 10

delrey 05

Os veículos da Del Rey passam por revisões a cada 1,5 mil km

Os veículos da empresa passam também por revisão mecânica programada a cada 1.500km. O processo de controle de manutenção dos veículos é rigoroso e fragmentado: há um sistema interno que permite avaliar, carro por carro, a longevidade e duração de suas peças individualmente. Permite, por exemplo, saber que um veículo determinado está com o pneu dianteiro rodando 1.200km, enquanto o traseiro está a apenas 100km, otimizando a atuação da mecânica voltada à prevenção.

delrey 15

A manutenção preventiva na Del Rey é levado a sério de tal maneira que o veículo de prefixo 50 raramente sai da garagem

delrey 16

Equipe responsáveis pela parte operacional

Um item interessante na parte operacional é o processo logístico em caso de quebra ou avaria de um veículo durante a operação pública. Quando um veículo da Del Rey quebra, o socorrista vai até o local guiando outro ônibus, em perfeitas condições operacionais, para poder dar prosseguimento a viagem do local onde houve a quebra, para evitar desfalque operacional e não prejudicar a população, que a Del Rey entende como o principal interessado nesse tipo de iniciativa, pois trata-se de seu cliente final. Caso constatada avaria mais grave no veículo em questão, aí sim é acionado o guincho para lavrar o socorro.

delrey 02

delrey 12

A empresa tem cerca de 900 colaboradores, que usufruem de zelos incomuns em empresas de transporte, como café da manhã reforçado, com lanche, refeitório com horários programados de almoço e café da tarde e sala de descanso equipada com itens de academia e salão de jogos. Este ultimo item, visto pela primeira vez em todas as visitas em empresas de transporte urbana feitas por esse canal de comunicação.delrey 14

 

delrey 13

Refeitório da empresa serve café da manhã e da tarde para todos os funcionários

Fora os itens de frota e funcionários supracitados, é interessante frisar também que a empresa opera 20 linhas na cidade de Carapicuíba, entre municipais e intermunicipais, e está estabelecida no mercado desde 1978 e conta com certificação ISO 9001 e ISO 14001.

delrey 11

Á empresa possuí uma área de recreação

“Nós temos funcionários aqui que saem de outras empresas e procuram entrar na Del Rey, pois sabem do nosso compromisso com a qualidade. Mas em grande maioria, nossos funcionários são ‘crias’ da Del Rey. São pessoas como eu, que entrei aqui como lavador de peças e hoje sou encarregado. As pessoas entram aqui, sentem-se adotadas pela empresa. Isso deve-se ao investimento no processo, para oferecer bom serviço e, sobretudo, a diretoria trabalha confiando nas pessoas.”, diz Ronaldo, com voz nitidamente embargada pela emoção em relatar seus 27 anos de história na empresa. Nítido também é esse cuidado da Del Rey com seu pessoal. Um exemplo para outros operadores de transporte pelo país.

delrey 19

Um dos veículos participantes do BusBrasil Fest com adesivagem em comemoração ao 1ª aniversário do Praza Shopping Carapicuiba, uma empresa do Grupo Del Rey

A Del Rey transportes levará para a 12ª BBF toda a realeza de uma empresa que se preocupa com as pessoas. Uma realeza baseada em cuidado, atenção, qualidade e processo. Não perca dia 25 de Novembro de 2018, na Praça Charles Muller (Pacaembu), São Paulo/SP, das 10h às 17h, a participação da Del Rey em mais uma edição da BusBrasil Fest.

Vida longa à Del Rey.

Veja mais fotos:

delrey 24

delrey 21

delrey 20

delrey 22