FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

Norte Buss: Da Perua à Empresa, Uma Companhia Que Não Nega Sua Origem

BusBrasil Fest
Ferramenta
Tipografia
  • Menor Pequeno Medio Grande Maior
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

As equipes de jornalismo do Portal do Ônibus foram recebidas nesta terça-feira (23) nas instalações da Norte Buss Transportes, precisamente na garagem situada no bairro da Vila Zilda, zona norte de São Paulo. A empresa é permissionária do sistema da SPTrans operando linhas locais das áreas 1 e 2, em ambas compondo o Consórcio TransNoroeste.

11bbf nortebuss 07

Toda história de sucesso tem um ínicio de muita luta e dedicação como foi na época da Lotação

A empresa iniciou suas operações na década de 90, ainda como cooperativa de perueiros, operando linhas regulamentadas pela prefeitura, num outro sistema chamado Lotação, que vigorou na capital paulista até o início dos anos 2000. Desde então, muita coisa mudou, tanto no transporte quanto na Norte Buss. As famosas Kombis cresceram. Passaram por vans, mini-ônibus, e hoje a frota da empresa é composta por micro, midi e ônibus básicos de 11 metros.

11bbf nortebuss 11

Mascarello GranVI IV com chassi Agrale MA17.0 exposto na 11ª BBF

Toda sua frota é adaptada para cadeirantes e possui um dos melhores coeficientes de tecnologia embarcada da capital paulista, contando com algumas linhas operando 100% com veículos equipados com ar condicionado, e uma operação invejável até mesmo para empresas clássicas. Possui índice de cumprimento de partidas e viagens alto (média de 97%), e opera em alguns locais considerados difíceis.

11bbf nortebuss 05

Membros da diretoria e operação da Norte Buss

Na unidade Vila Zilda, fomos recebidos pelos membros da diretoria da empresa, que nos apresentaram as instalações e contaram um pouco da história da Norte Buss. Vale ressaltar que, por ser ex-cooperativa, a empresa tem características peculiares, como uma variedade maior de modelos de carrocerias e chassis, e com um sistema de operação com a mesma qualidade dos tempos passados, com, por exemplo, uma gama de coordenadores maior, que possibilita que cada profissional coordene uma quantidade menor de linhas, melhorando a prestação de serviços.

11bbf nortebuss 08

Davi costa e sua Van em meados de 2002 na época das Lotações Regulamentadas

A participação da Norte Buss na 11ª BBF teve como principal “embaixador” um dos acionistas da empresa e operador na linha 172P/10 Vila Zilda-Metrô Belém: Davi Costa, quem solicitou, na oportunidade, a autorização para a participação da empresa na exposição. Articulou então a mostra de um veículo com chassis Iveco zero km, um dos veículos mais sugeridos nas redes sociais para ser exibido na BBF. O veículo esteve na exposição antes mesmo de iniciar suas operações. E fez um sucesso instantâneo.

11bbf nortebuss 10

Um dos destaques e mais visitados na 11ª BBF foi o Apache Vip IV com chassi Iveco da Norte Buss

Foram também apresentados um midi-ônibus e um básico de 11 metros de carroceria Mascarello, que operam na linha 172P/10, sem contar que também foi exposto um micro-ônibus da empresa que opera na área 1.

11bbf nortebuss 09

Midi-Ônibus Mascarello Gran Via IV com chassi Agrale MA15.0 também exposto na 11ª BBF

Em 2018, a participação da Norte Buss na 12ª BBF, além de garantida, será mais expansiva: você terá a oportunidade de conhecer a evolução da empresa, desde os tempos das peruas Kombi até os dias atuais, com uma das frotas urbanas mais modernas da cidade. A Norte Buss também ofertará ao evento uma parte considerável de estrutura administrativa e organizacional, além dos veículos que serão expostos e que, naturalmente, já atraem bastante os visitantes.

11bbf nortebuss 04

Davi foi o responsável pela participação da Norte Buss na 11ª BusBrasil Fest

Para falarmos um pouco de números, hoje a empresa possui 1.052 veículos, operados por um quadro de colaboradores composto de mais de 3 mil pessoas, entre motoristas, coordenadores, fiscais e afins, que tem a responsabilidade de transportar mais de 705 mil passageiros por dia. As operações e a organização da empresa remetem às suas origens no sistema de Lotação, mas refletem uma companhia em franca evolução, com melhorias continuas de seus processos e que visa o progressismo da operação, sem deixar de lado o conservadorismo de seus processos. Um perfeito balanço entre evoluir, mas nunca esquecer suas origens.

11bbf nortebuss 13

Micro-Ônibus Ibrava da Norte Buss representando a Área 1 no sistema local na 11ª BBF

Venha conferir a evolução da Norte Buss na 12ª BusBrasil Fest no dia 25 de novembro, das 10h às 17h na Praça Charles Miller (Pacaembu) em São Paulo - SP.

Veja mais fotos:

11bbf nortebuss 02

11bbf nortebuss 06

11bbf nortebuss 03