FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

Cidade Dutra, Bola Branca e Zona Sul de SP: Uma História Homogênea de Sucesso e Tradição

BusBrasil Fest
Ferramenta
Tipografia
  • Menor Pequeno Medio Grande Maior
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

As equipes do Portal do ônibus e Portal da Mobilidade estiveram na garagem da Viação Cidade Dutra, no bairro do Grajaú, zona Sul da capital paulista, para homenagear a empresa pela participação na 11ª edição da BusBrasil Fest, realizada em Novembro de 2017. A equipe foi recebida com cordialidade pelos responsáveis dos departamentos de comunicação e operação, que contaram para nós um pouco sobre a empresa.

Texto e argumentação: Juverci de Melo das Neves
Parceria editorial: Antônio Marcos de Moraes Junior

Ônibus dos anos 70 da Viação Bola Branca

Fundada em 09 de Junho de 1960, a Viação Cidade Dutra atendia pelo nome de Viação Bola Branca. Dentre os conhecedores e admiradores de transporte, esse nome gera nostalgia. Iniciou suas operações com apenas duas linhas no extremo sul da capital, e teve notório crescimento nos anos seguinte.

Os primeiros articulado da cidade de São Paulo foram adquiridos pela Viação Bola Branca

Na década de 80, a empresa investiu como nunca antes visto em tecnologias novas, como ônibus Padron operando porcentagem satisfatória da frota, e foi a primeira empresa privada de São Paulo a ter ônibus articulado compondo seu quadro operacional.

11bbf cidadedutra 05

Nos anos 2000, houve a mudança de razão social para a presente, mas a empresa ressalta que o espírito de manter a qualidade e a integração com a comunidade mantem-se, tornando a Cidade Dutra uma das empresas tradicionais mais conhecidas da cidade. Atualmente, opera 45 trajetos, entre linhas regulares, atendimentos e linhas noturnas, com 470 veículos e 2300 funcionários. A empresa foi  a primeira da capital a padronizar sua frota com veículos de motorização traseira ou central, pensando no conforto de seus colaboradores e passageiros. Tendência essa seguida, após, por algumas outras companhias da capital.

11bbf cidadedutra 06

Entrega das homenagens a empresa e colaboradores pela equipe do Portal do Ônibus e Portal da Mobilidade

A empresa possui certificação ISO 9001, pleiteia a certificação ISO 14001 (ISO Verde) e possui a maior garagem da capital paulista em extensão total. A empresa é participante do Consórcio Unisul e atua na área 6 (Região Sul) do sistema municipal de transportes de São Paulo.

11bbf cidadedutra 03

Apache Vip com Transmissão Automática da Allisson foi o primeiro veículo da Cidade Dutra à participar da BBF em 2003

Não é a primeira participação da empresa na BBF. Em 2003, ela participou com um veículo na exposição, em sua segunda edição. O veículo em questão era um CAIO Induscar Apache VIP, com motorização traseira e possuía um diferencial para a época: era equipado com transmissão automática Allisson, rara de se ver no transporte urbano paulistano até os dias atuais. Nessa ultima participação, expos dois veículos que compõem sua frota atual, sendo eles: um biarticulado de piso baixo total, e o mais recente veículo adquirido de sua frota, um Millennium IV, veículo que compôs a desmontração do sistema da cidade no stand de apresentação da SPTrans, como representante da área 6 da capital.

11bbf cidadedutra 02

Na 11ª BBF a Cidade Dutra expôs um Millennium IV representando a Área 6 no stand da SPTrans

Segundo o Eugênio Carlos Alves, coordenador operacional que atua na Cidade Dutra a 28 anos, “a empresa sente-se honrada de participar de uma exposição tão bacana, que proporciona maior proximidade entre operadores e usuários do sistema.”

11bbf cidadedutra 01

Biarticulado com piso baixo total fabricado pela Volvo também esteve presente na 11ª BBF

As equipes do Portal do ônibus e Portal da Mobilidade agradecem a valiosa participação da Viação Cidade Dutra na 11ª BBF, e aguardamos a participação da empresa na edição desse ano, que será também em Novembro, realizada no mesmo local, no domingo do dia 25.

Contamos também com a sua presença, nosso caro leitor, que abrilhanta e torna a BBF possível. Você é a estrela principal desse grande evento.