FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

Ambiental Transportes: Mais que um nome, uma Missão!

BusBrasil Fest
Ferramenta
Tipografia
  • Menor Pequeno Medio Grande Maior
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

Em mais uma visita de agradecimento pela participação na 11ª edição da BusBrasil Fest, o Portal do Ônibus e o Portal da Mobilidade estiveram na garagem da Ambiental Transportes Urbanos, situada no bairro do Tatuapé, em São Paulo.

ambiental bbf 02

Trólebus com Baterias fabricado pela CAIO Induscar modelo Millennium BRT com chassi Scania K-270 UB 

Empresa que opera na Zona Leste da cidade de São Paulo, desde 2011, quando assumiu parte das linhas da Himalaia Transportes (extinta), opera uma frota de 260 veículos, dos quais 201 são trólebus e todos dentro dos novos padrões de acessibilidade.

ambiental bbf 03

Homenagens entregue para gerente Paula Regina e o Instrutor Renato.

A Ambiental é a única empresa da capital a operar com Trólebus, veículo que possui um sistema de hastes responsável por captar energia elétrica de cabos superiores, inclusive, além de ser um veículo totalmente sustentável e ecologicamente correto, os novos trólebus possuem piso baixo, corredores mais largos e baixos níveis de ruídos internos, o que torna as viagens mais seguras e confortáveis.

ambiental bbf 15

A Ambiental é a segunda empresa a fazer a aquisição do maior número de trólebus 0 km no país.

Vale destacar, que a segunda maior aquisição de trolebus 0 km no Brasil foi adquirida pela Ambiental com um total 190 trólebus, compostas por: 10 BRT de 12 metros; 99 BRT de 15 Metros; 79 Padron de 12 metros;  1 Padron de 15 metros. Essa marca foi superada apenas pela CMTC no programa SISTRAN.

ambiental bbf 10

Identidade visual criada especialmente para o sistema de Trólebus.

Com a intenção de destacar os trólebus dos demais veículos movido à combustão, a SPTrans adotou uma identidade visual diferenciada, sendo possível o usuário do sistema viário optar, em algumas linhas, de desfrutar uma viagem sem ruído de motor e livre de emissão de poluentes.

ambiental bbf 13

408A - Machado de Assis / Cardoso de Almeida (antiga 216) foi a primeira linha de trólebus do Brasil.

O sistema Trólebus foi inaugurado na cidade de São Paulo em 1949, e atualmente, é o maior sistema de cabos elétricos em operação no país, inclusive, o maior da América do Sul e transporta mais de 125 mil passageiros diariamente em 10 linhas.

ambiental bbf 14

Atualmente a linha 408A opera com trólebus modernos com a mesma importância da sua estreia.

A linha 408A Machado de Assis / Cardoso de Almeida (antiga linha 216 – Aclimação / Praça João Mendes) foi a primeira linha de trólebus implantada na cidade e do país, e apesar de algumas alterações de itinerário, atualmente tem cerca de 10 km de extensão percorridas em aproximadamente 45 minutos com uma média de 30 paradas para embarque e desembarque.

ambiental bbf 09

Veículo 4 1600 estrea a participação da Ambiental na BBF

Como dizem os sábios, “recordar é viver”, e a Ambiental Transportes participa da BBF desde a 10ª edição, ocorrida em janeiro de 2017, onde foi exposto um trólebus Padron (prefixo 4 1600) de 15 metros com baterias que dá uma autonomia média de 20 quilômetros para o veículo se locomover em situação de emergência, como queda de energia. Devido ao grande sucesso, a empresa expôs na 11ª BBF dois trólebus, um Padron 15 Metros com a identidade visual do sistema troncal (pintura cinza), e outro do tipo Padron de 12 metros, fabricado pela extinta encarroçadora Ibrava.

ambiental bbf 08

Trólebus Padron de 12 metros fabricado pela Ibrava com chassi da Tutto Trasporti

ambiental bbf 07

O veículo 4 1594, é único trólebus com a pintura do sistema troncal

Para o gerente de manutenção Antonio Soares a participação da empresa em eventos como a BBF é essencial, como bem pontua: “Participar do evento é uma oportunidade única de mostrar o serviço que há além da operação, o usuário tem a oportunidade de conhecer detalhes que habitualmente passa despercebido no dia-a-dia, por esse motivo temos a intenção de participar novamente esse ano e mostrar como é o funcionamento do trólebus e a importância de manter esse tipo de veículo ecologicamente correto como meio de transporte.”

ambiental bbf 05

Gerente de Manutenção, Antonio Soares, recebendo as homenagens.

Para muitos, o trólebus é visto como um transtorno nas grandes cidades. Entretanto, o trólebus evoluiu e hoje já é possível ter autonomia em pequenos trechos sem depender da rede aérea, utilizando energia das baterias localizada no teto do ônibus. Acreditamos que é um sistema de transporte eficaz, e principalmente, sustentável.

ambiental bbf 04

Gerente (Antonio Soares) e o Encarregado de Manutenção (Giba), recebem os quadros dos veículos participantes da BBF.

Vamos desmistificar? Na 12ª BBF você terá a oportunidade de conhecer de perto a evolução e como funciona esse tipo de veículo.

Você sabia que o local (Praça Charles Miller) onde é realizado atualmente a BusBrasil Fest  tem como itinerário a primeira linha de trólebus? Então não se esqueça, na 12ª edição da BBF vá de trólebus utilizando a linha 408A – Machado de Assis / Cardoso de Almeida, além de desfrutar de uma viagem silenciosa e contribuir com o meio ambiente, você poderá conhecer alguns pontos histórico da cidade como: Praça João Mendes; Praça da Sé; Pátio do Colégio; Largo São Bento; Viaduto do Chá; Praça Ramos de Azevedo; Teatro Municipal; Largo do Paissandu; Av. Ipiranga; Praça da República e muito mais, tudo isso através da janela de um trólebus da Ambiental Transportes.

ambiental bbf 11

Linha 408A/10 te leva até a BusBrasil Fest na Praça Charles Miller

A equipe do Portal do Ônibus e Portal da Mobilidade agradecem imensamente toda disposição e cordialidade da empresa em nos receber.

Anote na sua agenda! Dia 25 de novembro deste ano venha conhecer a evolução do transporte coletivo na 12ª edição do BusBrasil Fest.

Colaboração: Alexandre Promênzio e Juverci de Melo