FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

Viação Osasco: União, Motivação e Prazer em Transportar

BusBrasil Fest
Ferramenta
Tipografia
  • Menor Pequeno Medio Grande Maior
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

As equipes do Portal do Ônibus e Portal da Mobilidade estiveram presentes no último sábado (28 de abril) na matriz da Viação Osasco, situada no bairro Jardim Novo Osasco, em Osasco - SP, dando continuidade aos procedimentos pós-exposição da BusBrasil Fest. Vale lembrar que essa visita está ocorrendo em todas as participantes da exposição, como forma de agradecimento às participações. A empresa anterior visitada foi a Viação Gatusa Transportes Urbanos.

osasco 02

Entrega das homanagens pela participação da Viação Osasco na 11ª BBF

A cidade de Osasco, emancipada de São Paulo em 1962, começava jovem, mas com problemas para se estruturar em diversas áreas, entre elas o transporte. Neste cenário, no início da década de 70, a Viação Osasco começa suas operações na cidade.  Naquela época, de forma pioneira, realizava a ligação com uma linha e operação com utilitários ligando o centro da cidade a bairros que começavam a se formar. Pouco tempo depois adquiria seus primeiros micro-ônibus e no final dos anos 70, início dos anos 80 já operava seus primeiros ônibus.

osasco 09

Papa Fila da CMTC nos anos 50, antes da emancipação de Osasco

Nesse período, várias pequenas empresas prestavam serviços à cidade, sendo Osasco convidativa e promissora para empreendedores e muitas empresas de ônibus competiam para melhoria da vida da população. Conforme a cidade crescia, a Viação Osasco à acompanhava em seu crescimento, se aprimorando e buscando atender aos munícipes com presteza, conforto e cordialidade.

osasco 11

Largo de Osasco nos anos 70, operação na época com micro-ônibus

Os números da cidade de Osasco são admiráveis: possuindo uma importante atividade econômica no cenário nacional. Com pouco mais de 697 mil habitantes, é a 6ª cidade mais populosa do estado de São Paulo, mantém o 8ª maior PIB - Produto Interno Bruto do país e o 2º do Estado de São Paulo (IBGE 2015). A Viação Osasco seguiu no mesmo ritmo de crescimento e se tornou uma das maiores empresas do transporte público da Região Metropolitana de São Paulo – RMSP.  Alguns números se destacam: percorre todos os meses, mais de 3,3 milhões de quilômetros, equivalente a realizar 82 voltas em torno da terra, em mais de 200 mil viagens distribuídas em 122 linhas, transportando diariamente mais de 140 mil passageiros e colaborando na interligação entre as cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Pirapora do Bom Jesus, São Paulo, Santana de Parnaíba e Osasco; sendo que nessas duas últimas se destaca também nas operações das linhas municipais. Conta com uma grande estrutura que começa com duas principais garagens sendo a matriz localizada em Osasco e sua filial em Carapicuíba, ocupando uma área equivalente a aproximadamente 13 campos de futebol suficiente para abrigar sua frota de 579 veículos e os setores de manutenção, operação e administração. Conta hoje com 2.400 colaboradores para manter sua missão de transportar e prestar serviços com rigor e responsabilidade.

osasco 12

Largo de Osasco no final dos anos 70

A Viação Osasco é considerada pelo órgão gestor, a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, uma das 10 melhores prestadora de serviço, com um total de 99 pontos dos 100 disponíveis, e mantém os mesmo níveis nas operações municipais em Osasco e Santana de Parnaíba.

Nesses mais de 40 anos transportando pessoas, a Viação Osasco se tornou uma empresa sólida com vasta experiência, e para manter a qualidade em seus serviços, adotou e criou vários processos, onde busca sempre a constante renovação dos mesmos.

osasco 08

Term. Vila Yara no começo dos anos 80

Diariamente no final de operação, cada veículo passa por uma vistoria minuciosa onde são checados todos os ítens, com uma atenção especial aos que se referem à segurança. Quando se constata qualquer ítem necessitando de reparos, o mesmo é feito em no máximo 24 horas nos setores de mecânica, elétrica, funilaria e pintura.

osasco 03

Ônibus das linhas intermunicipal do serviço Comum da EMTU e municipal de Osasco

Consciente do seu papel na preservação do meio ambiente, a empresa adotou práticas de sustentabilidade como: Armazenamento de água da chuva; Tratamento e reuso da água destinada para lavagens dos coletivos, Inspeção periódica de poluentes emitidos pelos veículos; Aquisição de veículos de última geração (Euro V) abastecidos com diesel de baixo teor de enxofre; Armazenamento em local apropriado de resíduo e materiais de reciclagem.

osasco 10

Pensando no conforto e qualidade na prestação de serviço, nos anos 90, a Viação Osasco investiu em veículos do tipo Padron com suspensão a ar

Investe em equipamentos de última geração e a renovação constante de sua frota, permite disponibilizar aos seus clientes veículos com o que há de mais moderno, garantindo maior conforto, praticidades e segurança, respeitando sempre a acessibilidade nos veículos.

osasco 04

Usuários das linhas municipais de Osasco tem a disposição ônibus equipados com ar condicionado, wi-fi e tomadas USB.

Possuem também sistema de GPS e câmeras de seguranças, que permitem o monitoramento em tempo real pelo CCO – Centro de Controle Operacional. Sintonizados com a fiscalização de terminais e de campo, trazem maior eficiência na solução de  problemas operacionais. Essa mesma tecnologia em GPS, estão disponíveis para os clientes através de aplicativos, permitindo verificar a posição dos veículos e sua previsão de chegada ao ponto, o que propicia maior comodidade e segurança para os usuários do transporte coletivo.

osasco 05

Investindo em tecnologia de ponta, veículos maiores, para mais conforto a seus clientes

Destacar-se a preocupação e compromisso da empresa em transportar pessoas com o melhor atendimento para obtenção da satisfação plena dos clientes. Dessa forma, a empresa investe na formação de seus profissionais, aprimorando constantemente sua capacitação focada na satisfação, atendimento, educação e acima de tudo respeito aos passageiros.

osasco 07

Ônibus Básico BRT com ar condicionado do serviço Comum da EMTU

Como todos esses atributos, a equipe do Portal do Ônibus fez a indicação da Viação Osasco para representar a EMTU no seu stand de comemoração aos seus 40 anos na 11ª BusBrasil Fest, apresentando os veículos que prestam o serviço Comum, dos tipos, Básico BRT e Padron Low-Entry, sendo também, a primeira participação da empresa na BBF. Além desses, a empresa expôs um dos novos veículos com ar condicionado que operam nas linhas municipais de Osasco.

osasco 06

Ônibus Padron Low-Entry com ar condicionado do serviço Comum da EMTU

Agradecemos toda a disposição da Viação Osasco em receber nossa equipe e participar da BBF, contribuindo para mostrar a evolução do transporte coletivo.