19
Sáb, Out
14 Novos artigos
FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

Viação Paraty Sorteia Automóvel Zero Km Para os Classificados no Programa Acidente Zero, Pelo Segundo Ano Consecutivo

Novidades
Ferramenta
Tipografia
  • Menor Pequeno Medio Grande Maior
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times
selo_paraty.jpg

A Viação Paraty há muitos anos vem tratando os acidentes de transito causados dentro em fora da empresa com bastante atenção e cautela.  Em 2015 a empresa montou um comitê composto por membros da diretoria, gerentes de operação, depto de RH, depto. Jurídico e instrutores de motoristas para lidar com o assunto: Prevenção de Acidentes de Trânsito e Conscientização de motoristas.

Essa iniciativa teve como objetivo tratar de um tema tão serio e importante para a empresa estabelecendo/estudando então suas causas,  consequentemente criar uma série de ações para previnir os acidentes e melhor atender os passageiros. Assim nasceu o Programa Acidente Zero, cainhosamente apelidado de P.A.Z,  que iniciou-se no ano de 2016, se extendeu no ano seguinte e já caminha para sua 3a edição em 2018. 

O Alvo do Programa é a conscientização dos condutores da empresa acerca da importância de uma prestação de serviços séria e qualidade, especialmente no âmbito de contribuir para a garantia de um trânsito mais seguro nas cidades onde a empresa atua.

acidentezero paraty 01

O P.A.Z conta com ações criadas anualmente com base no cotidiano/ necessidades da empresa em relação ao tema acidentes todas alicerçadas sobre 4 grandes pilares, que envolvem:

  • 1) Orientação:
    1. Treinamentos e Capacitações customizadas para motoristas, buscando sempre trabalhar conceitos próximos da realidade vivida pelos condutores da empresa, em cada uma de suas filiais;
    2. Ciclo de Palestras Preventivas e que tem a preocupação de transmitir um conteúdo o mais próximo da realidade do condutor de ônibus. A execução disso se deu de formas diferentes no 1o e 2o ano do projeto porém igualmente chamados de Ciclo de Palestras Preventivas. O o alvo das palestras é trazer o debate e discussão de temas que são relevantes para uma condução segura e sem acidentes. Através um calendário bem intenso de encontros para garantir que 100% da equipe de motoristas da empresa passem por esses encontros;
    3. Trabalho de Campo, onde uma equipe de motoristas instrutores e monitores realizam acompanhamentos in loco em todas as linhas da empresa, para orientar, auxiliar e avaliar os condutores.
    4. Campanha de marketing que busca divulgar e engajar o público alvo no assunto e suas orientações ao longo do ano em todas as garagens.
  • 2) Fiscalização:
    1. Implantação de Câmeras para  monitorar os motoristas quanto a forma de conduzir e seu tratamento aos passageiros e trânsito na cidade em geral;
    2. Implantação do Bafômetro em todas as filiais da empresa.
  • 3) Incentivo:

acidentezero paraty 03

Sorteio de um Automóvel Zero Km para os que mais pontuarem nos pré requisitos estabelecidos pelo Comitê e conforme o Regulamento da Premiação, ao  final do Programa Acidente Zero.

No dia do sorteio os classificados, gestores, supervisores das garagens,  clientes e diretoria são convidados a participar de um café da manhã realizado na unidade Sest/Senat de Araraquara e na sequência o grande ápice do programa acontece: O sorteio do Carro Zero Km. 
Lembrando que:  apenas irão concorrer ao sorteio do veículo, os motoristas que Não tiverem se envolvido em acidentes de Trânsito ou em Danos ao Veículo.

  • 4) Correção:

A aplicação de medidas disciplinares, no sentido de corrigir eventuais condutas imprudentes no trânsito.

Em 2017 o Programa Acidente Zero contou com o seguinte roteiro de atividades:

Palestra 1: “Quem Sabe Pratica”

acidentezero paraty 02

Diferentemente das palestras tradicionais, para o inicio do Ciclo de Palestras 2017, a empresa escolheu tratar o tema através de um esquete teatral totalmente personalizada para a Viação Paraty criada através de estudos de caso de acidentes dos últimos 15 anos.  Para isso foram contratados dois atores de uma companhia de teatro da cidade de Araraquara: Adelaide Silva e Gabriel Salgado.

A esquete demostrava uma sala de espera de um Forum onde 2 personagens: vitima e condutor de coletivo aguardavam uma audiência. Nela eles iniciam uma conversa que se estendia para uma discussão no momento em que a vítima descobria que aquele motorista havia sido o culpado pelo o acidente que resultou na amputação de seu braço e então se dava todo o desenrolar da história com o impacto do acidente na vida da vítima, motorista e empresa (judicialmente). Após o termino da palestra uma discussão sobre o tema era tratada afim de estimular a interação com os participantes.

acidentezero paraty 04

Esse modelo foi muito elogiado pelos condutores participantes pois tratou o assunto de acidentes de uma maneira mais leve mas igualmente importante.  O personagem feito pelo ator Gabriel Salgado ensinou por meio do contra exemplo como não deve ser o perfil e o padrão de profissional que desejamos dentro da Viação Paraty.

 Ao todo foram realizadas 30 apresentações para TODOS os motoristas da empresa em todas as garagens da empresa.

Palestra 2:  Previnindo Acidentes

Para a continuidade do Programa foi escolhido um tema mais tecnico abordando questões de segurança no trânsito comuns no dia a dia do motorista.  Ministrada pelo palestrante Edson Cesarino, instrutor de trânsito de Campinas, ocorreu também em todas as unidades da Viação Paraty, dentro de salas de aula e de uma maneira mais tradicional.

acidentezero paraty 07

SOBRE O SORTEIO

Todo mês, cada motorista inicia com 10 pontos. Ao longo de 12 meses, são somados os pontos ou subtraídos ou até desclassificados,  segundo ocorrências como:

- faltas e atestados

- advertências

- pequenos danos ao veículo, dentro de limite estabelecido.

- suspensão

- afastamento pelo inss

- acidente evitável

- curso de Condutor Coletivo vencido

- ausência em alguma das palestras do Ciclo (que é a única forma de somar pontos adicionais)

acidentezero paraty 08

O Dep. Pessoal, de Recursos Humanos e Jurídico fazem as tabulações mês a mês, até o 12º mês previsto dentro do ano do Programa. Ao final, os que obtiverem a maior pontuação, estão classificados para participar do sorteio público do automóvel zero km que realizado no mês de fevereiro.

Em 2017, o sorteio contou com 171 participantes número 20% maior que o ano anterior. Com o auditório do Sest/Senat de Araraquara lotado os classificados e convidados (gestores, supervisores, diretoria e clientes) puderam ouvir o Diretor e diretora da empresa Gustavo Herszkowicz e Luciana Herszkowicz retomarem o ano do projeto e na sequência o carro foi sorteado.

O grande felizardo foi o Sr. Sebastião Rodrigues da Silva, motorista de fretamento da empresa ha 5 anos. “Foi uma emoção muito grande! Valeu a pena todo o esforço de trabalhar o ano inteiro para ter resultados”, avaliou Sebastião logo após receber a chave de seu novo veículo. Após o sorteio todos puderam curtir um café da manhã oferecido pela empresa.

acidentezero paraty 09

Para a terceira edição do Programa Acidente serão mantidas as mesmas regras e a mesma premiação

Em 2016 o Ciclo de Palestras do P.A.Z foi igualmente impactante para os participantes.

Para o último ciclo de palestras, foi convidada a jovem Jessica Moreira. A palestrante trabalhava com treinamento de pessoal e capacitação de estagiários no CIEE, quando voltando do trabalho, sofreu um grave acidente na rodovia que ocasionou uma fratura ao nível toracico e o esmagamento se sua medula ossea causando assim paraplegia definitiva aos 25 anos de idade.

acidentezero paraty 05

Durante a palestra Jéssica contou e reviveu junto com os participantes todos os momentos de seu acidente e as implicações que ele causou na sua vida até o presente momento abordando sempre as questões de segurança no trânsito como: imprudências ao volante, excesso de confiança, distrações, sonolência, uso de substâncias psicoativas, impulsividade, etc.  Ao final a palestrante conclui sua fala contando que o grave acidente possibilitou uma mudança em sua vida, visto que hoje ela se tornou uma paraatleta entre as 10 melhores do mundo e 2a no ranking brasileiro dentro do ciclismo.

O objetivo da palestra “O poder de uma decisão”, além de levar os motoristas a reflexão sobre as consequencias de suas ações imprudentes ao volante, também foi de motiva-los a lidar com suas limitações e problemas, tendo como inspiração a história e as escolhas de Jessica.

acidentezero paraty 06