05
Qui, Dez
6 Novos artigos
FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

Virada Esportiva Adia Realização da 13ª Edição da BusBrasil Fest

Eventos
Ferramenta
Tipografia
  • Menor Pequeno Medio Grande Maior
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

COMUNICADO IMPORTANTE: ADIAMENTO DO EVENTO

 

Publicamos, há cerca de dois dias, um comunicado a respeito dos últimos acontecimentos em relação à realização ou não da 13ª BusBrasil Fest, no próximo dia 24 de novembro. Embora tenham sido protocolizados em maio/2019 os devidos processos administrativos para a realização da mencionada exposição na Praça Charles Miller, tanto junto à Subprefeitura da Sé (17/05/19), quanto junto à CET (08/05/2019), onde essa última emitiu a respectiva autorização.

Como é de praxe, a Subprefeitura só emite a devida autorização para a realização da exposição faltando poucos dias para a realização do mesmo, mas em 01/11 a equipe foi surpreendida pela municipalidade com a alegação que a mesma havia concedido o uso da Praça Charles Miller para a realização das atividades do projeto Virada Esportiva, que foi inserido recentemente no calendário de eventos da municipalidade. Portanto, foi dado prioridade à Virada Esportiva, embora tal evento seja posterior ao nosso requerimento, mas sob o pálido argumento do melhor interesse público e de que a municipalidade detém o poder de cancelar qualquer evento, a mesma entendeu que no dia 24/11 a Praça Charles Miller deve sediar as atividades da Virada Esportiva e não a tradicional exposição BusBrasil Fest.

Desde a ciência deste empecilho, a equipe do Portal do Ônibus vem conversando com os representantes da municipalidade para a manutenção da data (24/11) e a possiblidade de outros locais, devido a tudo que está envolvido no processo da exposição, tais como, revisão geral nos veículos por parte das empresas, pessoal escalado para o dia, toda uma estrutura logística, deslocamento de pessoas que vêm prestigiar o evento partindo de várias regiões do nosso país (e de outros países), com passagens aéreas e hotéis reservados, etc.

Num primeiro momento, foi oferecido pela municipalidade o Anhembi, o que foi aceito pela equipe Portal do Ônibus, e tão logo, a equipe já iniciou os tramites e novo projeto de adequação e a Subprefeitura ficou de viabilizar os tramites burocrático, mas em 12/11/2019 houve a informação de que pela utilização do espaço no Anhembi seria cobrado uma taxa altíssima, sendo que, infelizmente, não podemos arcar, vez que a BusBrasil Fest é uma exposição sem fins lucrativos, que objetiva o fomento do transporte público, incentiva as boas práticas de sustentabilidade e mobilidade urbana. Então, qualquer taxa que não seja nos moldes das que se paga pelo uso da Charles Miller, fica inviável. 

Diariamente, temos tentando encontrar uma solução viável para resolver o impasse e algumas sugestões de locais foram apontadas, mas, em virtude da proximidade da data da realização do evento, todas ficaram impossibilitadas, pois ou há necessidade do pagamento de altas taxas ou já possuem eventos agendados. E outra, qualquer que seja o local indicado, precisa “ser preparado” para receber os ônibus programados para participar desta edição e, devido à quantidade, os veículos não caberão em qualquer lugar. A questão não é somente distribuí-los dentro de um espaço físico, necessita-se de um mínimo de harmonia na disposição deles, uma vez que todos estão ali por um motivo peculiar, além de todos ajudarem a mostrar a evolução do transporte coletivo – um dos objetivos do evento.

Ontem (20/11), passamos boa parte do dia em outras tentativas de negociação com a Prefeitura, porém, novamente, sem sucesso. Foi solicitado novamente mais um prazo (até hoje), porque surgiram mais duas possibilidades que precisavam ser checadas e, em não havendo empecilhos, a data estaria mantida, apenas mudando o local, ressaltando, que essa prática vem acontecendo desde 13/11 e se intensificou nesta semana à partir de 18/11.

Como as partes não encontram locais disponíveis que possam abrigar nosso evento no dia 24/11, a municipalidade decidiu pelo adiamento do evento e se comprometeu que em breve disponibilizar um espaço para a realização do nosso evento. Assim, não encontramos outra maneira, senão, em acatar o adiamento da exposição em respeito a todos os que sempre nos deram credibilidade (empresas e particulares, patrocinadores, visitantes, aos inúmeros fãs da BBF, inclusive caravanas vindas de várias regiões do país, patrocinadores, apoiadores e a sociedade como um todo), vez que estamos às vésperas do dia inicialmente divulgado (24/11), mas que por interesse público, a municipalidade resolveu adiar o evento.

Queríamos aqui, oferecer outra posição, mas, como foi dito, por respeito a todos, a fim de evitarmos prejuízos, não temos outra opção. Ressaltamos que, nos empenhamos ao máximo, com inúmeras reuniões e tratativas para a manutenção da data devido a toda sua implicação, esgotamos todas as possiblidades, mas o escasso tempo e todos os empecilhos relatados nos leva ao adiamento da exposição.

 De qualquer forma, é importante deixar claro que continuamos em negociação amigável para a realização desta edição do evento o quanto antes e, tão logo tenhamos uma definição clara, efetiva, documentada, atendendo aos moldes legais, tornaremos pública a nova data da realização.

 Obrigado pela compreensão de todos!