19
Seg, Ago
8 Novos artigos
FacebookTwitterLinkedInRSS FeedPinterest Pin It

Mercedes-Benz: O Nascimento de um Ônibus

Eventos
Ferramenta
Tipografia
  • Menor Pequeno Medio Grande Maior
  • Padrao Helvetica Segoe Georgia Times

É muito comum acessar a página do Portal e ver matérias relacionadas à empresas de ônibus, suas histórias,  suas rotinas, frotas, operadores, linhas, enfim, assuntos que tratam do cotidiano operacional de uma determinada prestadora de serviço. Hoje, porém, nosso foco será diferente: mostraremos como se dá o processo de fabricação de um chassi para o “nascimento de um ônibus”.

mb busologos 29

mb busologos 02

Os influenciadores digitais foram recepcionados com um belo café da manhã.

Texto: Dorival Nunes Bezerra

A relação com o ônibus para a maioria das pessoas se dá durante sua utilização. No caso dos influenciadores, ela é um pouco mais profunda devido ao conhecimento técnico que estes têm sobre o assunto. De qualquer maneira, a maioria destes ou aqueles não pensam na dinâmica da produção daquilo em cima do qual realizam todas as suas atividades sociais, quando usam um ônibus para seu deslocamento.

mb busologos 04

A Planalto Transportes foi a transportadora oficial do evento.

O ônibus é fabricado em duas partes: chassi e carroceria. Cada etapa desta é importante para a configuração do veículo solicitado pela empresa para atender a sua demanda, seguindo padrões estipulados pelos órgãos gestores.

mb busologos 03

A recepção foi feita no Espaço Mercedes

Foi pensando nisso que Hélio Oliveira da Revista InBuss Transportes, reuniu um grupo de influenciadores digitais,  parte da equipe do Portal do ônibus, vários pesquisadores do transporte, busólogos/entusiastas, imprensa do setor, donos de canais de YouTuber de diversas partes do Brasil tiveram o privilégio de visitar as instalações da fábrica da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo e acompanhar de perto a linha de produção de um chassi. As palavras são insuficientes para transmitir a emoção e a sensação de assistir aquilo “ao vivo”.

mb busologos 06

Walder Barbosa Oliveira, Gerente de Comunicação Corporativa e Imprensa de Veículos Comerciais da Mercedes-Benz do Brasil

A visita começou no Terminal Rodoviário do Tietê, onde Hélio já aguardava (desde às 6h20 mais ou menos), os convidados que tinham até as 7h30 para chegar ao ponto de encontro. De lá, foram conduzidos pela Planalto Transportes que mais uma vez mostrou excelência nos quesitos condução, conforto e segurança.

mb busologos 05

Chegada na linha de montagem

Já no interior da fábrica, os influenciadores foram recebidos pela equipe de Comunicação, composta por Guilherme Reis, Luana Rafael, Fábio Albuquerque e Leandro Silva. Após breve apresentação pessoal e funcional, os levaram para o Espaço Mercedes, local reservado a visitantes e onde um coquetel os aguardava.

mb busologos 28

Com o mesmo nome do seu colega de trabalho, o engenheiro Márcio que acompanhou o grupo na linha de montagem brinca que requisito pra ser chefe na Mercedes-Benz é se chamar Marcio.

Terminada esta etapa, foi dada a palavra ao Sr Walter Barbosa que durante algum tempo fez uma breve explanação sobre a linha de produção da fábrica e seus mais de 60 anos de atuação, buscando atender as mais diversas necessidades e peculiaridades de cada cliente.

mb busologos 07

O ínicio do nascimento de um ônibus Mercedes-Benz.

Durante sua fala, alguns aspectos importantes da fábrica foram ressaltados e um deles vamos enfatizar aqui devido a sua relevância. Segundo ele, a Mercedes-Benz responde por mais de 52,5% da produção de chassi no mercado brasileiro. Logo a seguir, ainda no mesmo ambiente, após esta explicação, o influenciador Randel Araújo  foi escolhido mediante um sorteio para representar a todos ali e dar uma palavra sobre o encontro.

mb busologos 08

O chassi Mercedes-Benz passa a ganhar as primeiras formas.

Feito isso, todos receberam uma kit com produtos da Mercedes-Benz (caneta, bloco de anotação, boné) e acessórios - óculos e um fone de ouvido - para acompanhar a visita da linha de produção. A partir daí, dirigidos e orientados pelo engenheiro Márcio foi apresentado e esclarecido todo o processo de montagem de um chassi desde a longarina (a certidão de nascimento do veículo, segundo Márcio) que demora 7 minutos em linha contínua até sua finalização (3 horas depois), quando pela primeira vez o chassi encosta a roda no chão.

mb busologos 09

O recebimento dos eixos.

Márcio explicou que são duas as preocupações iniciais dentro da linha de produção: 1ª segurança e 2ª. a qualidade. Para garantir a segurança, todo o mecanismo operacional é controlado por sensores de presença que, num eventual descuido ou por alguma necessidade de reparação, bloqueia imediatamente aquela fase do processo. Parte de algumas etapas, exige o levantamento e transporte do chassi via aérea (numa altura de 3 a 4 m) e, se alguém “invade o território” de passagem desta peça no momento da operação, soa imediatamente uma sirene e a etapa é interrompida.

mb busologos 10

Cada aperto de parafuso são calculados melimetricamente. 

O outro quesito da fabricação é a qualidade garantida pela sintonia dos operadores (alguns fazem curso do Senai dentro da empresa sobre Segurança e Qualidade) e pela eficiência do maquinário da mais alta tecnologia. A cada finalização de etapa há uma verificação computadorizada para averiguar a qualidade da peça – que vai avançando e que no final do processo passará ainda por mais uma avaliação global.

mb busologos 11

Qualidade e segurança em primeiro lugar. No momento de virar ou transportar o chassi, o equipamento não funciona se houver presença de pessoas no local da faixa zebrada.

Para que todas as funções sejam realizadas com eficácia, há uma rotatividade de operadores que a cada dia estão numa parte do processo para que tenham a visão da complexidade (ou facilidade) de uma determinada fase. A quantidade de chassis fabricada hoje pela Mercedes em um turno das 06h30 às 15h é de 62 unidades/dia. A quantidade de pessoas destinada para a fabricação da peça, depende de uma operação matemática para se saber quantas serão necessárias dentro de um determinado tempo. É atendendo a este quesito que se chega ao número necessário para o atendimento da solicitação.

mb busologos 20

Tecnologia de última geração aliada a inteligência artificial.

Durante toda a visitação da linha de produção o Sr Márcio explicou, esclareceu dúvidas e respondeu as mais variadas perguntas dos participantes que chegaram ao final da seção, muito satisfeitos com tudo o que viram e ouviram. Visita concluída, foi servido um almoço a todos e a equipe que nos acompanhava fez suas considerações finais.

mb busologos 17

Chassi O-500 RSD recebendo os últimos iténs, rodas e pneus.

A equipe do Portal do Ônibus agradece a todos que contribuíram para a realização deste evento. Muitíssimo obrigado ao pessoal da Mercedes-Benz que nos recepcionou de forma maravilhosa, nos acompanhou e nos orientou durante toda a visita. Agradecimento especial ao Sr Edson e Márcio pela palestra e por ter compartilhado a experiência e a vivência da logística de uma linha de produção e toda sua tecnologia, agradecimento ao Hélio Oliveira pelo convite e a todos os parceiros das mais diversas mídias que ajudaram a fazer desta simples atitude, uma grande realização.

mb busologos 19

Para finalizar o encontro, a Mercedes-Benz do Brasil também ofereceu um delicioso almoço.


 Veja mais fotos:

mb busologos 27

Hélio Oliveira da revista InBus Transportes foi o responsável em reunir o grupo para visita

mb busologos 26

Randel Araújo foi o influenciador sorteado para agradecer pela oportunidade única ofertada pela Mercedes-Benz.

mb busologos 21

Engenheiro Márcio recepciona o grupo para visita na linha de montagem

mb busologos 12

Detalhe da caixa de rodas, suspensão e sistema de freio a disco do chassi O-500 U

mb busologos 13

Espaço entre as caixa de rodas do chassi O-500 UDA

mb busologos 14

Transporte suspenso do chassi para transferência da linha de montagem de colocação do motores, cambio e cockpit

mb busologos 15

Colocação do motor e câmbio no chassi OF-1724 L

mb busologos 16

Colocação do cockpit em um chassi LO-916

mb busologos 24

Detalhes da suspensão dianteira do chassi OF-1724 L

mb busologos 22

Detalhes da suspensão traseira do chassi OF-1724 L

mb busologos 23

Márcio explica as vantagens e a facilidade de manutenção da suspensão a ar no chassi OF-1724 L

mb busologos 25

Chassis OF-1724 L e LO-916 finalizados

mb busologos 18

Chassi O-500 RSD pronto para se transportado para encarroçadora.

mb busologos 30

Vista do patio dos chassis finalizados.